Na penúltima volta do GP da Alemanha, Sebastian Vettel tomou a segunda posição de Jenson Button com uma manobra controversa. Com um carro melhor, Vettel aproveitou o DRS para superar Button. O inglês deixou o lado de fora do hairpin de Hockenheim para o alemão. Ambos fizeram a curva juntos e sobrou para a Red Bull a parte de fora da pista. Mesmo assim, o atual bicampeão mundial tracionou melhor e assumiu a posição.
Imediatamente, Button falou com a equipe pelo rádio que a manobra era irregular. A reclamação chegou aos comissários do GP, liderados pelo ex-piloto Derek Warwick, que consideraram ilegal a manobra e puniram Vettel com o acréscimo de 20s no seu tempo final. Assim, ele caiu para a 5ª posição, deixando Kimi Raikkonen com o último degrau do pódio e Kamui Kobayashi em 4º. Durante a formação do pódio, Button e Vettel trocaram algumas palavras com jeito de explicações.
Toda vez que alguém tampa a boca para não passar pela leitura labial, as palavras não devem ser boas... |
Após a punição, a Red Bull divulgou um comunicado onde o alemão diz, basicamente, que não teve a intenção de tirar vantagem na manobra. Ele apenas tentou evitar um toque entre ele e Button, dando espaço para o inglês na pista. Quando sentiu o carro tracionando, Vettel acelerou, pois queria muito terminar a corrida em casa com um pódio, mas respeita a decisão dos comissários. Enfim, declarações dentro do padrão...
Na minha opinião, por melhores que fossem as intenções de Vettel, a imagem que abre este post mostra o exato momento no qual sua Red Bull tem as quatro rodas fora da pista. Nesse caso, ele não poderia tirar vantagem desse espaço extra, pois é o mesmo caso de um piloto cortar uma chicane. Muita gente já está falando que usam aquele cantinho da curva normalmente, ou ainda, que Alonso deu várias escapadas para manter a ponta, mas são situações diferentes... Caso Vettel apenas quisesse manter-se na briga com Button, o alemão estaria sobre a zebra mas, como a dita dá menos aderência ao carro, ele jogou sua Red Bull toda para fora e aproveitou a aderência do asfalto para tracionar melhor.
Concluindo, ainda acho que as caixas de brita e área de grama deveriam voltar à margear os traçados. Por mais que provem que, como está hoje, é mais seguro, com a brita ou a grama no lugar do asfalto pintado, essa e tantas outras polêmicas não aconteciam.
0 comentários:
Postar um comentário