Após o anúncio da saída de Dodge da NASCAR, feito na última terça-feira, ficou a saudade dos dodgeiros e de todos aqueles que prestam atenção nos detalhes. Isso pode (e deve) ser discutido, mas, na minha opinião, a Dodge sempre foi o desenho mais bonito entre as marcas que frequentaram o grid da principal categoria de turismo americana durante esses anos da sua segunda passagem pela categoria.
Escolhi o #9, que também fez sua estreia em 2001, sob o comando de Ray Evernham, na Evernham Motorsports. No seu primeiro ano, Bill Elliott ficou responsável pela condução do carro, que era baseado no Dodge Intrepid. No final de 2003, Elliott se retirou das competições, sendo substituído pelo novato Kasey Kahne, que disputou algumas provas em 2003 e em 2004, fazendo uma temporada completa só em 2005. Esse ano também marcaria a mudança da Dodge para o Charger, com um desenho bem mais agressivo que o Intrepid.
Em 2008, a revolução foi o CoT, ou Car of Tomorrow, que prometia muito e mostrou-se aquém das promessas. Mesmo assim, com novas medidas, a Dodge manteve o Charger, além de estrear um novo patrocínio, o da cerveja Budweiser. 2009 marocu o último ano da Dodge na Evernham, que já tinha sua estrutura como parte da Petty Enterprises e passaria, no ano seguinte, apar os Ford. Por isso, a partir de 2010, mostro o #2 da Penske, pilotado por Brad Keselowski.
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2001 - O primeiro ano |
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2002 - Lançando o Dodge Viper |
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2003 - Com mais cores nas laterais |
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2004 - Mais grafismos no #9 |
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2005 - A mudança para o Charger |
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2006 - Um pouco de branco na pintura |
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2007 - Muito mais branco na pintura |
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2008 - Patrocinador novo para o Car of Tomorrow |
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2009 - Poucas mudanças no já mal visto CoT |
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2010 - Com a mudança do #9 para Ford, seguimos com o #2 da Penske |
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2011 - Com o abandono de algumas inovações do CoT, a NASCAR voltou a ter cara de NASCAR |
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2012 - O ano em que perdemos, outra vez, a Dodge |
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2013 - O novo Charger, com o desenvolvimento completo, que será abandonado em algum canto |
Deixei para o final o modelo 2013 do Charger, que começou com uma ideia na Nationwide, onde os carros seriam mais próximos dos modelos originais, ao menos no design externo. Cada marca transformaria a bolha padrão em uma forma com características do modelo de rua. Para variar, a Dodge fez um belíssimo Charger (esse vermelho aí, da última foto) que, por enquanto, vai ficar na memória de todos como o carro que nunca foi utilizado. Uma pena...
Agora, deixo com vocês. Qual foi o Dodge mais bonito da segunda fase da montadora na NASCAR? Algum desses aí em cima? Outro? Algum modelo da Nationwide? Comentem e digam qual foi o Dodge favorito de vocês.
Esse de 2006 com número preto e roda vermelha é mto loko!
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