Geral - Nurburgring faliu e pode ser fechado!


Com certeza, essa é uma das notícias mais tristes que eu poderia escrever. Na verdade, eu nunca havia imaginado algo perto disso em meus 34 anos: Escrever que o Inferno Verde corre um risco real de não existir mais. Infelizmente, hoje foi noticiado que Nurburgring declarou falência, devido a uma dívida que chega nos 300 milhões de Euros (algo perto de R$ 750 milhões). Acredita-se que uma injeção emergencial de 13 milhões de Euros tornaria as coisas menos críticas, mas não há quem esteja disposto a botar essa grana em um lugar que não tem, digamos assim, bons administradores cuidando de tudo.


A derrocada começou com a construção de um parque temático no complexo que abrigava, até então, o Nordschleife e o autódromo moderno, utilizado pela Fórmula 1. O parque, chamado de "NüroDisney", foi construído em 2009 e possui hotel, shopping, montanha russa e tudo mais. Acontece que a construção desse elefante branco foi baseada em dados falsos (daqueles que nós, brasileiros, conhecemos muito bem...), além de ser feita em um período de entre safra do automobilismo alemão, com a aposentadoria do Schumi e a ascensão de Vettel. O resultado disso foi o desastre que se revela ao mundo agora. O governo alemão já fechou as portas para qualquer ajuda ao mítico autódromo.


Existe um site, o savethering.org, que concentra informações sobre a tentativa desesperada de salvar um dos mais emblemáticos e peculiares traçados automobilísticos ainda existentes no planeta. O pessoal do Jalopnik Brasil também falou sobre isso e vale a pena (não só isso, mas o site todo do Jalopnik Brasil) dar uma passadinha lá. No "Save The Nurburgring!" pode ser visto esse vídeo, que explica, resumidamente, toda a confusão que pode acabar com o Green Hell. Essa é a primeira parte da matéria original, dividida em quatro vídeos:



Além disso, o pessoal do savethering.org criou uma série de canais para interação dos amantes do automobilismo:

Os organizadores, aqueles mesmos que faliram Nurburgring, garantem que todos os eventos de 2012 acontecerão, mas nada pode ser garantido para 2013. O GP da Alemanha, por exemplo, seria feito em regime de rotação, com Hockenheim sediando esse ano e o traçado novo de Nurburgring, no ano que vem.


Nós, brazucas, acabamos de passar pela indignação de perder um de nossos mais importantes autódromos, o de Jacarepaguá, que dará lugar a complexos olímpicos disso e daquilo, que virarão cidades fantasmas poucos meses após as Olimpíadas. Então, sabemos bem o que é ver algo tão importante para a história de um país e de um esporte ser simplesmente fechado e destruído. O pessoal do Jalopnik levantou uma pergunta difícil de ser respondida: Será que não faltaram atitudes como um "Salvem Jacarepaguá" no Brasil?
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário