F1 - A redenção de Fernando Alonso e a Ferrari



Apesar de liderar o campeonato, Fernando Alonso ainda devia uma vitória em condições normais de temperatura e pressão. A Ferrari também tinha seus pecados, mas hoje, na Alemanha, piloto e equipe tiveram a redenção de uma vitória irrepreensível. O espanhol largou na pole, assumiu o controle, contou com o acerto na estratégia da equipe e rumou para uma vitória perfeita. Sebastian Vettel e Jenson Button foram ao pódio, mas isso ainda vai dar o que falar por esses dias.

Na largada, Alonso tratou de disparar na frente, deixando a confusão para o resto da turma
Na largada, Alonso acelerou a Ferrari para deixar a blitz alemã, formada por Vettel (2º com a Red Bull-Renault), Michael Schumacher (3º, de Mercedes) e Nico Hulkenberg (4º com a Force India-Mercedes) para trás. Enquanto o espanhol disparou, Vettel se preocupou em defender a posição, ameaçada pela heptacampeão mundial. Hulkenberg não acompanhou e começou a ficar para trás, segurando o resto do pelotão. No meião, Felipe Massa (Ferrari) tocou em Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari), perdeu o bico e as chances de uma boa prova. Algumas curvas depois, Bruno Senna (Williams-Renault) se estranhou com Romain Grosjean (Lotus-Renault) e também precisou trocar o bico do carro.

Massa teve mais uma corrida fraca, com toque na largada e troca do bico
Após a primeira sessão de paradas, todos os líderes trocaram os compostos de macio para médio e se mantiveram nas posições. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) teve problemas mecânicos e ficou para trás, enquanto seu companheiro, Jenson Button, já aparecia no pelotão da frente. O campeão de 2009 foi o primeiro dos três a fazer a segunda e última parada. Alonso e Vettel pararam na mesma volta 42. No retorno à pista, o alemão da Red Bull perdeu a segunda posição para Button, enquanto o espanhol seguiu firme na liderança.

Hulkenberg deu trabalho e terminou em um honroso 9º lugar com a Force India
Então, o mundo viu mais um show de Fernando Fantástico. Foram 25 voltas de pressão de Button sobre o bicampeão mundial, que fazia voltas perfeitas. Mesmo as escapadas de Alonso na entrada da reta pareciam saídas controladas. O inglês chegava, mas não o suficiente para tentar uma ultrapassagem. Os retardatários eram superados com facilidade pelos dois e nada da liderança mudar de mãos.

A boa fase parecem ter voltado para Jenson Button
Nas voltas finais, Vettel foi para cima da desgastada McLaren, conseguindo uma ultrapassagem na penúltima volta. Acontece que a tentativa de Vettel foi defendida por Button no hairpin após o retão de acionamento do DRS. A McLaren ficou por dentro da curva, forçando a Red Bull a contornar por fora. De forma correta, Button deu uma espalhada e Vettel, por fora da pista, tracionou e tomou a segunda posição. Após uma reclamação imediata do inglês pelo rádio, a direção de prova avisou que a manobra está sob observação.

Vettel passou Button no final, mas...
Nesses casos, a punição costuma ser um desconto de tempo. Caso isso aconteça, Kimi Raikkonen, que chegou na quarta posição depois de uma prova sólida com a Lotus, pode faturar mais um pódio no ano. Kamui Kobayashi, Sergio Pérez, Michael Schumacher, Mark Webber, Nico Hulkenberg e Nico Rosberg completaram a zona de pontuação, nessa ordem. Felipe Massa terminou em 12º e Bruno Senna, em 17º.

ATUALIZANDO: A FIA puniu Sebatian Vettel com 20s no seu tempo final (veja a matéria completa aqui), pois considerou irregular a ultrapassagem  que o alemão realizou para tomar o 2º lugar de Jenson Button. Com isso, ele cai para a quinta posição na classificação abaixo:


Fernando Alonso tem 154 pontos e lidera o mundial 2012. Mark Webber vem na vice-liderança, com 120. Sebastian Vettel é o terceiro, com 110. Kimi Raikkonen já está em quarto, com 98 e Lewis Hamilton caiu para quinto, com 92. Entre as equipes, a Red Bull lidera com 238, contra 177 da Ferrari (que corre com um só piloto...). A McLaren, com a inconstância dos seus dois homens, é a terceira, com 157 e olha assustada para a Lotus, a quarta, que tem 156 pontos. A Fórmula 1 não descansa e volta à pista no próximo fim de semana, para o GP da Hungria, no travadíssimo circuito de Hungaroring.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário