Preocupados com os constantes finais de prova em bandeira amarela, os diretores da IndyCar começaram a estudar a adoção do sistema green-white-checkered, utilizado na NASCAR para evitar um final de prova sob amarela e sem nenhuma emoção. Em 2012, as últimas duas provas da Indy, além das 500 Milhas de Indianápolis, terminaram em bandeira amarela.
Esse sistema é muito simples. Caso o número de voltas da prova seja alcançado sob bandeira amarela, a direção mantém os carros rodando até a liberação da pista pelos fiscais. Quando isso acontece, os pilotos dão mais três voltas rápidas, sendo a volta da bandeira verde; a penúltima, com bandeira branca e a última, para receber a quadriculada. Caso algum acidente aconteça nas duas primeiras voltas do sistema, outra amarela é agitada e nova prorrogação de três voltas será disputada. Para que a corrida tenha um fim, a NASCAR estabelece o máximo de três prorrogações. Na terceira, a prova acaba de qualquer jeito.
A ideia da IndyCar é evitar as chegadas em bandeira amarela, sem emoção nenhuma. |
Outra emoção que o sistema green-white-checkered traz é a conta do combustível, que deve ser feita nas últimas paradas levando-se em consideração possíveis prorrogações. Isso abre caminho para as apostas dos pilotos e mais emoção ainda no fim da prova. Ainda não há uma confirmação, mas, se for adotado, o sistema deve entrar em vigor na temporada 2013 da Indy.
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