F1 - Webber deu o pulo do canguru e venceu em Silverstone


  
O GP da Inglaterra foi uma corrida cheia de surpresas. O tempo mudou e a prova aconteceu com pista seca, a Ferrari rendeu muito bem nessas condições, os brasileiros fizeram sua melhor prova no ano e Mar Webber, coadjuvante na Red Bull, correu com inteligência e, no final, tomou a ponta de Alonso para receber a quadriculada em primeiro lugar.

A manobra de Alonso, na largada em Silverstone
A prova começou movimentada, com Fernando Alonso, pole position, fechando Mark Webber para manter a ponta. Felipe Massa também fez boa largada, pulando para quarto e começando a pressão em Michael Schumacher. Bruno Senna ganhou quatro posições na largada, fechando a primeira volta em oitavo. O espanhol da Ferrari foi o único dos ponteiros a largar com pneus duros e isso parecia ser a melhor estratégia da pista.

Massa fez uma corrida sólida, a sua melhor prova desde 2010
No pelotão do meio, Pastor Maldonado aprontou mais uma. Ao ser ultrapassado por fora pelo mexicano Sergio Pérez, o venezuelano espalhou sua Williams, tocando na Sauber e acabando com a corrida de Pérez. Maldonado ainda voltaria à pista, mas sem chances de nada. Nesse meio tempo, Massa assumiu, na pista, a terceira posição. Depois da primeira sessão de paradas, quase todos os pilotos trocaram para pneus duros. Alonso manteve os compostos duros e a liderança folgada. Sebastian Vettel aproveitou a eficiência da Red Bull nos pits para tomar a posição de Massa.

A Lotus de Raikkonen voltou a andar muito rápido
Mesmo perdendo o terceiro lugar, Felipe Massa melhorou muito, dando a dica que a Ferrari rendia mais com os pneus duros. As McLaren de Hamilton e Button não se acharam e ambos ficaram na turma do meio. As Lotus, ao contrário, eram as mais velozes na pista, principalmente na segunda metade da prova. Romain Grosjean seria favorito à vitória, se não tivesse errado na classificação e ficado sem marcar tempo no Q3. Depois da segunda sessão de pit stops, Alonso, obrigado a colocar os pneus macios, confirmou que seu carro não conseguia o mesmo rendimento que vinha tendo com os pneus duros e Mark Webber começou a descontar a diferença.

Alonso tentou mais uma vitória em 2012, mas os pneus não deixaram
Faltando quatro voltas para o final, o canguru australiano deu o bote, ou melhor, o pulo, assumindo a ponta contra um Alonso combativo, mas sem equipamento para evitar a ultrapassagem. Vettel também chegou, mas não teve tempo de tentar a ultrapassagem sobre o espanhol. Massa, em sua melhor corrida desde 2010, terminou em quarto. Bruno Senna terminou em nono, ganhando a posição também nas últimas voltas. Assim os pilotos terminaram o GP da Inglaterra:


  1. Mark Webber (AUS/Red Bull))
  2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
  3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
  4. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
  5. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
  6. Romain Grosjean (FRA/Lotus)
  7. Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
  8. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
  9. Bruno Senna (BRA/Williams)
  10. Jenson Button (ING/McLaren)
  11. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
  12. Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
  13. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
  14. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
  15. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
  16. Pastor Maldonado (VEN/Williams)
  17. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
  18. Timo Glock (ALE/Marussia)
  19. Charles Pic (FRA/Marussia)
  20. Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
  21. Narain Karthikeyan (IND/Hispania)

Não completaram
Sergio Pérez (MEX/Sauber)
Paul Di Resta (ESC/Force India)
Vitaly Petrov (RUS/Caterham)

Fernando Alonso segue líder, com 129 pontos. Mark Webber, com 116, diminuiu a diferença. Vettel é o terceiro, com 100 pontos, seguido por Lewis Hamilton, com 92 e Kimi Raikkonen, com 83. Felipe Massa é o 13º, com 23. Bruno Senna está na 15ª posição, com 18 pontos. Entre as equipes, a Red Bull lidera, com 216. A Ferrari vem na segunda posição, com 152, seguida da Lotus, com 144 e da McLaren, com 142 pontos. A Fórmula 1 volta a se reunir daqui a duas semanas, entre os dias 20 e 22 de julho, em Hockenhein, para o GP da Alemanha.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário