Indy - Punição para Hunter-Reay deixa pole com Franchitti



Quando o mundo comemorava o fato de outro piloto ter conseguido uma pole na Indy, Ryan Hunter-Reay, o pole em Edmonton, foi punido, deixando a posição para quem? Dario Franchitti! Isso mesmo, caro leitor... Pela quarta vez consecutiva, o escocês da Ganassi largará na ponta do grid. Hunter-Reay precisou trocar o motor após a prova de Toronto, o que gerou uma punição automática de dez posições perdidas no grid de Edmonton. Will Power, Scott Dixon e Simone de Silvestro também foram punidos.

Hélio Castroneves foi, outra vez, o melhor brasileiro na classificação
O Grupo 1 começou a classificação, mas os pilotos demoraram para ir à pista. Com pouco mais de 6 minutos para o fim, a coisa embalou, com todos na pista e os tempos caindo a cada passagem. No final, Will Power, Alex Tagliani, Takuma Sato, Ryan Bricoe, Scott Dixon e Simon Pagenaud passaram para o Q2. Os pilotos do Grupo 2 trataram de sair dos boxes logo no início, pois a ameaça de chuva era grande. Ao contrário do grupo anterior, a sessão pegou fogo no começo, esfriando nos minutos finais, graças a uma garoa que começou a cair. Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe, Dario Franchitti, Rubens Barrichello, Hélio Castroneves e Graham Rahal salvaram-se. Tony Kanaan, no Grupo 2, ficou nessa sessão.

O canadense Alex Tagliani alegrou o público, chegando ao Fast Six
Com a chuva aumentando, o Q2 foi atrasado para discussão do tipo de pneu que seria utilizado. Assim que tudo foi resolvido, o kamikase Takuma Sato partiu para a pista, na tentativa de aproveitar uma melhor condição do asfalto. A ideia foi boa e colocou o japonês na disputa direta da ponta, com Franchitti e Power. No final do Q2, todos foram tentar uma última volta rápida e a coisa complicou para alguns. O tráfego complicou a vida de Will Power, enquanto Sato, o primeiro da fila, melhou seu tempo e se classificou para o Fast Six. Com ele, passaram para a última sessão Castroneves, Briscoe, Franchitti, Hunter-Reay e Tagliani. Rubens Barrichello terminou o Q2 em décimo.

A surpresa do dia foi, sem dúvidas, o japonês Takuma Sato
A super final, ou Fast Six, começou igual ao Q2, com Sato disparando e fazendo voltas rápidas. Castroneves conseguiu superar o japonês, mostrando que a pista melhorava, pois a chuva havia passado. Os pilotos foram se revezando na pole e secando o traçado. Então, Ryan Hunter-Reay saiu, faltando 3 minutos para o fim da classificação e encontrou a sua volta rápida, cravando 1min17s223 e tomando a pole. Franchitti tentou, mas ficou com o segundo melhor tempo. Sato terminou em terceiro. Veja os tempos:


A curiosidade é que, mesmo punido, Hunter-Reay foi o dono do melhor tempo e recebeu todo o destaque e premiações destinadas ao pole sitter. Considerando as punições para ele, Will Power, Scott Dixon e Simone de Silvestro, o grid para a prova de Edmonton ficou assim:

Hunter-Reay ganhou todos os prêmios pela pole, mas não larga na frente

  1. Dario Franchitti
  2. Ryan Briscoe
  3. Takuma Sato
  4. Alex Tagliani
  5. Helio Castroneves
  6. Simon Pagenaud
  7. Rubens Barrichello
  8. Graham Rahal
  9. James Hinchcliffe
  10. Ryan Hunter-Reay
  11. Justin Wilson
  12. Sébastien Bourdais
  13. Josef Newgarden
  14. James Jakes
  15. Marco Andretti
  16. Will Power
  17. Ernesto Viso
  18. Scott Dixon
  19. Charlie Kimball
  20. Oriol Servià
  21. JR Hildebrand
  22. Tony Kanaan
  23. Ed Carpenter
  24. Mike Conway
  25. Simona de Silvestro
Lembrando que a largada da etapa está prevista para às 15h30, com transmissão ao vivo do BandSports
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário