A chuva voltou a atrapalhar as coisas em Hockenheim, caindo entre o Q1 e o Q2. Enquanto alguns se perderam com pista molhada, Fernando Alonso achou o caminho certo, mais uma vez, para ser o pole position do GP da Alemanha. Os dois brasileiros ficaram no Q2.
A classificação começou com os olhos de todos voltados para o céu. Enquanto os carros faziam seus tempos na pista, os engenheiros preparavam estratégias para pista molhada, já que a chuva durante a classificação seria certa. As gotas começaram a cair no final do Q1, mas sem intensidade suficiente para atrapalhar alguma coisa. Com isso, a turminha de sempre ficou na primeira parte: As duas HRT, de Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan, as duas Marussia, de Timo Glock e Charles Pic, as duas Caterham, de Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov, além do sorteado do dia, Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso.
Pessoal da Toro Rosso recolhendo após o Q1, debaixo de chuva em Hockenheim |
Entre o Q1 e o Q2, a chuva deu uma apertada, mas ainda havia uma condição melhor no começo da segunda parte. Todos os pilotos foram à pista para aproveitar o restinho de asfalto úmido. Dos ponteiros, Felipe Massa e Nico Rosberg erraram e começaram a perder a chance. A chuva apertou enquanto eles tentavam se recuperar e a água acabou levando as esperanças dos dois de passar para o Q3. No desespero, Rosberg tentou voltar com pneus de chuva (todos usaram intermediários no Q2), mas não conseguiu nada.
Bruno Senna ficou no Q2 e viu seu companheiro passar para o Q3 |
Os pneus de chuva, aliás, foram a escolha de todos os dez que passaram para a parte final da classificação. Com muita água na pista, alguns pilotos argumentaram, via rádio, que seria melhor esperar um pouco, mas o Q3 foi iniciado e todos vieram buscar a pole debaixo de muita água. A chuva atingiu uma constância e as voltas sucessivas foram melhorando um pouco o traçado. Fernando Alonso foi para os boxes, colocou pneus novos para chuva e, nos minutos finais, virou 1min40s621, sendo o primeiro a baixar de 1min41s e assumindo a pole. Vettel tentou, mas chegou a 1min41s026, ficando em segundo. Mark Webber fez o terceiro tempo, mas perde 5 posições no grid, deixando a terceira posição no grid para outro alemão, Michael Schumacher. A blitz alemã se completa com Nico Hulkenberg, da Force India, que fecha a segunda fila. Assim ficaram os tempos da classificação:
Considerando as punições aplicadas a Mark Webber, Nico Rosberg e Romain Grosjean, o grid definitivo para o GP da Alemanha é este:
- Fernando Alonso (Ferrari) - 1min40s621
- Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) - 1min41s026
- Michael Schumacher (Mercedes) - 1min42s459
- Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes) - 1min43s501
- Pastor Maldonado (Williams-Renault) - 1min43s950
- Jenson Button (McLaren-Mercedes) - 1min44s113
- Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) - 1min44s186
- Mark Webber (Red Bull-Renault) - 1min41s496 / punição
- Paul di Resta (Force India-Mercedes) - 1min44s889
- Kimi Räikkönen (Lotus-Renault) - 1min45s881
- Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) - 1min39s789
- Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) - 1min39s985
- Felipe Massa (Ferrari) - 1min40s212
- Bruno Senna (Williams-Renault) - 1min40s752
- Jean-Éric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) - 1min16s741
- Heikki Kovalainen (Caterham-Renault) - 1min17s620
- Sergio Perez (Sauber-Ferrari) - 1min39s933 / punição
- Vitaly Petrov (Caterham-Renault) - 1min18s531
- Charles Pic (Marussia-Cosworth) - 1min19s220
- Romain Grosjean (Lotus-Renault) - 1min40s574 / punição
- Timo Glock (Marussia-Cosworth) - 1min19s291
- Nico Rosberg (Mercedes) - 1min41s551 / punição
- Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth) - 1min19s912
- Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth) - 1min20s230
ATUALIZAÇÃO - Sergio Pérez foi punido pelos comissários por uma manobra durante o Q2 e cai para a 17º posição de largada.
0 comentários:
Postar um comentário