A chuva continuou caindo forte em Silverstone neste sábado. Mas, para Fernando Alonso, está tudo azul, como a cor das Astúrias. O Fantástico tirou mais um coelho da cartola, marcando a pole position para o GP da Inglaterra, com o tempo de 1min51s746, em uma sessão de classificação tumultuada pelo clima britânico.
A chuva movimentou toda a classificação do GP da Inglaterra |
O Q1 começou com todos na pista, pois a chuva, que já caía fraca, tinha indícios de que aumentaria muito. Já com pneus para chuva pesada, os carros faziam o que parecia uma verdadeira corrida, só que contra a degola. No final, as três nanicas mantiveram a tradição de cair, deixando a sétima vaga para a primeira surpresa do dia: Jenson Button. O inglês conseguiu, em casa, cair no Q1, depois de não se acertar com a sua McLaren. Na última tentativa, Button foi atrapalhado por uma bandeira amarela que o obrigou a tirar o pé e jogou sua volta fora.
Button continua na má fase e decepcionou os britânicos, saindo no Q1 |
No Q2, outra corrida contra o tempo, não do relógio, mas aquele dos céus, inconstante como é praxe na Terra da Rainha. A Ferrari cometeu um erro crasso, mandando Alonso e Massa para a pista com pneus intermediários. Não deu certo e eles perderam nos boxes, trocando pelos compostos certos, de chuva forte. Faltando pouco mais de 6 minutos, a organização deu bandeira vermelha, suspendendo o Q2 devido a falta de condições para os carros. Decisão acertada, diga-se de passagem.
Massa terminou em quinto, mas chegou a ter a pole por duas vezes no Q3 |
Uma hora e meia depois, a luz verde foi acesa e, dessa vez, a corrida era contra o tempo do relógio. A chuva havia passado e a pista tinha melhorado um pouco, mas os seis minutos restantes eram pouco tempo para os pilotos tentarem a vaga no Q1. Foi a vez da Sauber errar, mandando Sergio Pérez e Kamui Kobayashi para pista com pneus intermediários. Isso custou as duas vagas no Q1. Alonso e Massa, com pneus de chuva, garantiram-se na última sessão. Bruno Senna ficou no Q2, junto com Nico Rosberg, notório piloto de pista seca.
Michael Schumacher, notório fã de pista molhada, aproveitou a chuva em Silverstone |
Para o Q3, a ameaça de chuva estava descartada, mas a dúvida era sobre a melhora da pista. Os pilotos foram se revezando na secagem do asfalto, com carros na pista durante todo o tempo da sessão. Felipe Massa chegou e ter a pole por duas vezes. Lewis Hamilton também, mas, no final, a garnde disputa ficou entre Fernando Alonso e Mark Webber. O australiano tomou a pole do espanhol que, na última volta, achou a volta rápida, dando uma pole para a Ferrari após 31 corridas. Michael Schumacher, outro que gosta de água, ficou em terceiro, seguido Sebastian Vettel. Veja os tempos do treino classificatório em Silverstone:
Considerando as punições aplicadas após o GP da Europa, o grid para a corrida de domingo ficou montado dessa forma:
- Fernando Alonso (ESP) - Ferrari
- Mark Webber (AUS) - Red Bull-Renault
- Michael Schumacher (ALE) - Mercedes
- Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull-Renault
- Felipe Massa (BRA) - Ferrari
- Kimi Raikkonen (FIN) – Lotus-Renault
- Pastor Maldonado (VEN) – Williams-Renault
- Lewis Hamilton (GBR) – McLaren-Mercedes
- Nico Hulkenberg (ALE) - Force India-Mercedes
- Romain Grosjean (FRA) – Lotus-Renault / sem tempo
- Paul di Resta (GBR) - Force India-Mercedes
- Nico Rosberg (ALE) - Mercedes
- Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso-Ferrari
- Bruno Senna (BRA) – Williams-Renault
- Sergio Perez (MEX) – Sauber-Ferrari
- Jenson Button (GBR) – McLaren-Mercedes
- Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber-Ferrari / punido
- Vitaly Petrov (RUS) – Caterham-Renault
- Heikki Kovalainen (FIN) – Caterham-Renault
- Timo Glock (ALE) – Marussia-Cosworth
- Pedro de la Rosa (ESP) – HRT-Cosworth
- Narain Karthikeyan (IND) – HRT-Cosworth
- Charles Pic (FRA) – Marussia-Cosworth
- Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso-Ferrari / punido
O GP da Inglaterra, que tem previsão de chuva para a prova, fará a largada às 9h, no Horário Oficial de Brasília, com transmissão ao vivo da Globo.
0 comentários:
Postar um comentário