Stock - Conheça as novidades do regulamento 2012

Foto: Fernanda Freixosa/Vicar
Para 2012, a Stock Car traz mudanças significativas no regulamento da categoria. A primeira novidade já é notícia velha: Entre os dias 7 e 8 de março, a Stock promoveu uma pré-temporada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Outra novidade é a garantia da Rede Globo de transmissão de todas as etapas da Stock em sua programação, sempre ao vivo. Para que isso fosse viável, todas as provas farão a largada às 9h30 do domingo em questão. Muito melhor do que aquelas "meias corridas" transmitidas em um passado recente. Além disso, outras novidades no regulamento devem movimentar a categoria:

Fim do playoff: Inspirado no sistema de disputa da NASCAR, o playoff acabou mostrando-se uma piada de mal gosto na Stock Car, onde os pilotos se matavam em oito etapas para conseguir classificação e disputar o playoff de quatro provas. Na categoria americana isso funciona, porque são 26 etapas para definir os competidores que farão um playoff em 10 etapas. Na Stock, a regra chegou em 2006 e já vai tarde!


Novo sistema de pontuação: Aproveitando o fim do playoff, o pessoal modificou a pontuação para que a decisão por pontos corridos fique mais animada. O vencedor de cada etapa recebe 22 pontos, o segundo sai com 20 e o terceiro, com 18. Da quarta posição em diante, os pontos caem de um em um até a 20ª, portanto, o quarto recebe 17, o quinto, 16 e assim vai, até o 20º, que sai da pista com 1 pontinho. A última etapa terá pontuação dobrada para todas as posições (1º: 44 pontos, 2º: 40 pontos e assim por diante).


Fim do reabastecimento obrigatório: Os tanques dos modelos 2012 têm capacidade de 100 litros e as equipes não vão precisar reabastecer durante a prova. A corrida será decidida na pista, além de evitar o maior motivo de discussões do passado, as punições por erros durante o reabastecimento.


Botão de ultrapassagem na classificação: O
push-to-pass, ou aquele botãozinho que o piloto aperta no volante para ganhar um pouco de potência extra, poderá ser utilizado também durante a classificação, para uma tentativa de melhorar a posição de largada. O importante é que a quantidade de vezes que o piloto poderá usar o push-to-pass (número variável, definido prova por prova) abrangerá o uso durante o treino, ou seja, todos terão um número total para o fim de semana. Quem usar no treino, fica com menos para usar na corrida.

Agora que você já está por dentro das mudanças do regulamento, fique ligado na Stock Car, onde todos correrão atrás do Chevrolet #0, da Red Bull Racing, carro pilotado pelo atual campeão, Cacá Bueno, detentor de quatro títulos da Stock (2006, 2007, 2009 e 2011).
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário