Clássicos - Ferrari 512 BB


Falando, ontem, sobre a Ferrari SP12 EPC do Eric Clapton, deixei um gancho para outra estreia da Garagem do Rovida: a seção Clássicos, que vai mostrar grandes carros, aqueles que sempre lembramos, mesmo os menos apaixonados pelo mundo automotivo. Por aqui passarão marcos da indústria automobilística.


Conectando as postagens, para quem não conhece ainda, vou apresentar a inspiração para o carro de Clapton: a Ferrari 512 BB. Produzida entre 1976 e 1980, a 512 BB era a evolução da 365 GT/4 BB (que, com certeza, falarei em outro post). Tradicionalmente, a Ferrari nomeava seus carros de acordo com motorização e características especiais. O nome 512 BB refere-se a motorização (um 12 cilindros de 5 litros) e o BB vem de Berlinetta Boxer. Berlinetta é a denominação, em italiano, de um cupê com vocação mais esportiva e o Boxer era o formato do motor do carro. Popularizado pela Porsche, o boxer também é conhecido como motor plano, pois os cilindros são opostos em ângulo de 180º e dispostos em círculo. Em Maranello, curiosamente, esse motor era chamado de "V12 180º", porque os cilindros eram opostos a 180º, mas em duas fileiras de seis, descaracterizando o conceito original do boxer.


A principal atualização da 512 BB foi exatamente no motor, que passou para 4.942cc, aumentando a potência da fera para 360 hp e o torque para 451 Nm. Para segurar a potência maior, o carro recebeu embreagem dupla, rodas e pneus mais largos e um sistema de cárter seco para não comprometer a lubrificação do motor em curvas feitas em alta velocidade. Externamente, uma nova frente e dutos de ar direcionados para as pastilhas de freio, além de quatro lanternas na traseira (contra seis da 365 GT/4 BB) e quatro saídas de escape personalizadas.


Até 1980 foram produzidas 929 Ferrari 512 BB. Em 1978, os engenheiros da Scuderia resolveram criar uma versão de corrida da 512 BB, a 512 BB LM (Outra postagem de outra nova seção? Aguardem...). A principal mudança foi a adaptação de um sistema de injeção eletrônica no lugar dos carburadores. Algumas unidades foram produzidas até 1981 e não obtiveram muito sucesso nas pistas. No entanto, em 1981, trouxeram o projeto das pistas para a rua e lançaram a versão com injeção eletrônica, a 512i BB. Saíram 1071 512i BB de Maranello, equipadas com o sistema Bosch K-Jetronic. O moderno sistema oferecia menor emissão de poluentes e um equilíbrio maior entre o uso diário e altas performances em estradas e track days. O motor continuou sendo uma unidade de 5 litros, mas voltou aos 340 hp, mantendo o torque de 451 Nm. A velocidade máxima caiu vertiginosamente, de 303 km/h da 512 BB para 260 km/h na versão com injeção eletrônica. A 512i foi produzida até 1984, quando foi substituída por outra lenda: a Ferrari 512 Testarossa. O motor boxer nunca mais foi utilizado em Maranello.



Ferrari 512 BB

País: Itália;
Unidades construídas: 929 entre 1976 e 1980;
Apresentação: Paris Motor Show (1976);Design: Pininfarina;
Carroceria: Cupê teto rígido, 2 portas, 2 ocupantes. 
Chassis: tubular em aço;
Suspensão: independentes, tipo double wishbones com molas helicoidais e amortecedores na dianteira e na traseira;
Direção: pinhão e cremalheira;
Freios: a disco, ventilado nas 4 rodas;
Câmbio: manual de 5 marchas;
Tração: traseira.


Motor:

Configuração: Tipo F102 BB 180º V12;
Posição: Central, montado longitudinalmente;
Construção: Bloco e cabeçotes de liga leve;
Cilindrada: 4942 cm³;
Diâmetro / Curso: 82.0 mm / 78.0 mm;
Taxa de compressão: 9.2:1;
Disposição de válvulas: 2 por cilindro, DOHC;
Alimentação de combustível: 4 carburadores Weber 40 IF3C;
Alimentação de ar: Naturalmente aspirado;
Potência: 360 HP @ 6800 rpm;
Torque: 450 Nm @ 4300 rpm.


Dimensões:
Peso: 1515 quilos;
Comprimento / largura / altura: 4400 mm / 1830 mm / 1120 mm;
Entre-eixos / comprimento do eixo dianteiro/traseiro: 2500 mm / 1500 mm / 1563 mm;
Rodas e Pneus: em magnésio, medindo 7 1/2 x 15”, com pneus 215/70 VR15 na dianteira e 9 x 15”, com pneus 215/70 VR15 na traseira.


Performance:

Relação peso / potência: 0.26 bhp / kg;
Tanque de combustível: 110 litros;
Velocidade máxima: 302 km/h;
0 a 100 km/h: 5.4 s.

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