Parece que a chuva está querendo ser protagonista dos eventos automobilísticos. Depois do rio que passou pela vida dos pilotos de Fórmula 1 na Malásia, foi a vez do WRC ver um dilúvio prejudicar parte do espetáculo da etapa de Portugal. O segundo dia de especiais viu uma mudança total nas primeiras posições e o cancelamento de metade dos estágios previstos por questões de segurança.
Logo no primeiro estágio do dia, o SS5, Jari-Matti Latvala abandonou com seu Ford Fiesta RS, depois de se acidentar no piso enlameado pelas fortes chuvas que caíram durante toda a noite, transformando o que era para ser cascalho em um lamaçal com requintes de crueldade, devido a alguns córregos que transbordaram e invadiram a pista.
Na SS6, Petter Solberg, companheiro de equipe de Latvala, também se perdeu no barreiro, abandonando a prova e engrossando a lista dos figurões que assistirão ao Rali de Portugal no quarto do hotel. Entre acidentes e saídas de pista, Mikko Hirvonen sobreviveu aos percalços do dia e fechou o SS7 na liderança da prova, 36s3 à frente de Evgeny Novikov. "Está muito escorregadio, muito enlameado. As mudanças de aderência tornam tudo possível. Estou liderando mas isso pode mudar a qualquer momento", garantiu o finlandês da Citroën Racing.
Por outro lado, a Ford Racing lamentou a oportunidade desperdiçada em Portugal. "Desperdiçamos uma grande oportunidade que nos foi dada. Renascemos no campeonato com a saída de Loeb da prova. Tudo que nossos rapazes (Latvala e Solberg) precisavam fazer era seguir firme. Eles sabiam que podiam controlar Mikko, tudo que precisavam fazer era continuar na pista. Depois que Jari saiu, Petter tinha 20s de vantagem para Mikko e poderia ter tomado mais cuidado. Jogamos a vitória fora", disse Christian Loriaux, diretor técnico da Ford.
A situação estava tão difícil que, ao fim do SS7, apenas 12 dos 57 carros chegaram sem nenhuma ajuda à área de assistência. Houve casos de pilotos que atolaram em trechos alagados por riachos que invadiram a estrada já transformada em um lamaçal absurdo. Com uma conveniente pitada de bom senso, a organização resolveu cancelar as outras três especiais do dia, que seriam a volta por todos esses trechos tão problemáticos.
Depois do mud race da sexta-feira, Hirvonen tem 36s3 de vantagem para Novikov e 41s8 de frente sobre Mads Ostberg. Patrik Sandell, o quarto colocado, tem 3min7s de desvantagem para o líder e Martin Prokop, o quinto, está 3min25s atrás de Hirvonen. Neste sábado, o Rali de Portugal tem mais seis estágios previstos.
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