WEC - Audi R18 se despede com vitória



O novo campeonato de endurance da FIA, o World Endurance Championship (WEC), realizou sua primeira prova neste final de semana, com a 60ª edição das tradicionais 12 Horas de Sebring, nos EUA. A etapa também era válida pela abertura da American Le Mans Series (ALMS). Pela primeira vez desde 2005, a Audi fez 1-2 no pódio, que marcou a despedida do modelo R18 das pistas.

Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish levaram o seu Audi R18 #2 à vitória com quatro voltas de vantagem sobre o outro Audi, #3, pilotado por 
 Timo Bernhard, Romain Dumas e Loic Duval. O "bota fora" deve-se à substituição dos R18 pelos modelos mais modernos das quatro argolas, R18 Ultra e R18 e-tron Quattro.


Pela ALMS P1, o trio Chris Dyson, Guy Smith e Steven Kane venceu após assumir a liderança faltando meia hora para o final da prova, com o novo Lola-Mazda #23, recebido apenas doze dias antes da prova. A estratégia do Pessoal da Dyson Racing foi ganhar o máximo de tempo possível nas paradas para reabastecimento para vencer a sua categoria e terminar em oitava no geral.

Na ALMS P2, 
Scott Tucker, Christophe Bouchut e Joao Barbosa levaram o Honda HPD ARX-03b #16 até a vitória da categoria e a quarta colocação no geral.

Dirk Mueller; Jonathon Summerton e Joey Hand
 sobreviveram às últimas voltas da categoria GT e conduziram o BMW E92 M3 #36 à vitória depois de uma disputa com a Ferrari F458 Itália #35 da AF Corse, pilotada por Olivier Beretta, Marco Cioci e Andrea Bertolini, com direito a saída de pista e recuperação de cinema para seguir até a quadriculada. Enquanto a Ferrari chegou em terceiro, o Corvette C6-ZR1 #33 de Jan Magnussen, Antonio Garcia e Jordan Taylor se aproveitou para assumir a segunda posição no final.


Entre os protótipos, O ORECA FLM09 da CORE autosport conseguiu a primeira vitória da equipe em sebring. E.J. Viso, Alex Popow e Burt Frisselle terminaram a prova com uma volta de vantagem para o segundo colocado. Pela GT Challenge,  Dion von Moltke, Bill Sweedler e Townsend Bell venceram com o Porsche 911 GT3 Cup pela segunda vez nos três últimos anos de disputa das 12 Horas de Sebring, enquanto o Team Felbermayr-Proton levou o seu Porsche 911 GT3 RSR pilotado por Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti à vitória da  GTE Am.

A próxima etapa da ALMS acontece em Long Beach, no dia 14 de Abril. Já a WEC volta a se reunir no dia 5 de Maio, na Bélgica, para as 6 horas de Spa-Francorchamps.

Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário