Endurance - Top Series é apresentada ao público


A Itaipava GT acabou, principalmente pelo corte das verbas da Cervejaria Petrópolis (dona da marca Itaipava) ao campeonato. Uma parte dos envolvidos juntou seus cacos no GT Brasil. Outra parte resolveu criar um novo campeonato, o Top Series, com uma proposta voltada para o endurance.

O pessoal da Auto+ cuida dessa nova proposta de competição em terras tupiniquins. Entre as tão propagadas, além de óbvias, mudanças técnicas, um atrativo real da Top Series será a transmissão de todas as etapas em TV aberta, ao vivo. O site da categoria mostra o nome da Band entre os apoiadores.

Na verdade, a Top Series é o Campeonato Brasileiro de Endurance, com modificações no regulamento para ficar mais receptivo aos carrões de GT, órfãos do antigo Itaipava GT. O formato continua o mesmo, com corridas de 500 km ou três horas de duração. A modificação mais clara do regulamento é a divisão dos carros participantes em duas categorias. A Top 1 abrangerá os carros GT2, GT3 e protótipos acima de 2.000 cc, enquanto a Top 2 terá os carros GT4 e os protótipos abaixo de 2.000 cc. Deixei as bizarrices 
para o final, pois categoria nova no Brasil que se preze tem que ter bizarrices, no plural: As categorias foram criativamente batizadas de "Velozes" (a Top 2) e "Furiosos" (a Top 1). Então, se criarem uma terceira categoria, ela será batizada de "+ Velozes"? (Momento palhação... Desculpem!)

Ademais, com o apoio e transmissão da Band, era de se esperar que sua principal etapa seja a abertura, que acontecerá no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo, no dia 28 de abril, fazendo parte da programação da Indy 300. Segundo a Auto+, todas as atividaes da Top Series acontecerão em um dia, com a largada para a prova prevista para às 16 horas.

Deixando os nomes estranhos de lado, a torcida é, honestamente, para que a categoria se estabeleça e incentive a participação, porque o automobilismo brasileiro está carente de provas, competições, espaço para a formação de pilotos. Em teoria, carros de GT não são exatamente uma escola, mas, com o nada que temos hoje, tudo que aparecer torna-se uma opção para os bons pilotos mostrarem talento nas pistas. Torço para que a Top Series entre no automobilismo brasileiro com seriedade e, se assim vier, que seja bem vinda!
 
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário