Indy - Pilotos poderão frear com o pé direito


A IndyCar autorizou a Dallara, fabricante do chassis padrão da categoria, o DW-12, a produzir um kit especial de adaptação dos pedais para que os pilotos possam frear com o pé direito. No início do ano, já havia sido feita uma modificação que obrigava o pé esquerdo a frear.

O costume de frear com direito é mais comum na velha guarda, que pilota desde a época dos câmbios manuais, quando os carros tinham três pedais e o pé direito cuidava do acelerador (pedal da direita) e do freio (pedal do meio), deixando a embreagem para o pé esquerdo. O tetracampeão da categoria, Dario Franchitti, comemorou a possibilidade de continuar usando o pé direito para o freio. Para o site oficial da categoria, o escocês declarou: "Acho importante que isso foi feito. Vai me ajudar a atingir aquilo que falta e extrair o máximo do carro".

Rubens Barrichello é outro piloto que vai se beneficiar com a novidade. Mesmo na Fórmula 1, o brasileiro teve dificuldades em se adaptar à frenagem com o pé esquerdo, ainda nos tempos de Jordan, quando o câmbio automático se popularizou na principal categoria do automobilismo mundial. Vale lembrar que essa mania de usar o pé direito para o acelerador e para o freio é o que possibilita o famoso "punta taco", uma manobra onde o piloto coloca o pé na diagonal e pisa no freio com a ponta, enquanto mantém o calcanhar no acelerador, reduzindo a velocidade sem deixar o motor "esvaziar" ou, em bom português, perder giros durante a curva.

A primeira corrida da temporada 2012 da Indy será no circuito de rua de Saint Petersburg, no dia 25 de Março. A pista pede muita frenagem nas suas curvas fechadas e deve mostrar se o novo sistema vai melhorar a vida dos pilotos acostumados a frear com o pé direito.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário