Em seu primeiro ano de Fórmula 1, 1984, Ayrton Senna não era uma celebridade e ainda encontrava tempo para dar suas voltinhas em outras categorias. Aproveitando o tempo livre, Senna participou dos tradicionais 1000 km de Nürburgring, pilotando um Porsche 956 da Joest Racing. Esse material é difícil de ser encontrado, mesmo na vasta rede mundial, mas o pessoal do blog Fórmula Total salvou a minha postagem.
Durante a prova, Ayrton esteve em ótima companhia. Henri Pescarolo, ex-Fórmula 1, era o cara dos "sport protótipos" e tetracampeão das 24 Horas de Le Mans. Um mês antes dos 1000 km de Nürburgring, o francês havia conquistado sua quarta vitória em Le Mans. O sueco Stefan Johansson era um talento em ascensão na Fórmula 1. Correndo pela Tyrrell naquele 1984, ele mostraria muita velocidade e chamaria a atenção da Ferrari, onde correria em 1985. Infelizmente, a Scuderia era um cemitério de bons pilotos nos anos 80 e Johansson não fugiu à sorte dos outros que passaram por lá. Pelo menos conseguiu sair vivo da experiência.
Na prova de longa duração disputada no histórico Nordschleife, ou Inferno Verde como Jackie Stewart gostava de chamar aquele traçado longo e traiçoeiro por entre as árvores, o trio não conseguiu aproveitar um dos melhores carros de todos os tempos do endurance. Na verdade, a Joest tinha equipes melhores utilizando o mesmo carro, como Fitzpatrick, Lloyd, Brun e Kremer, além de dois carros oficiais da fábrica alemã. Estavam na pista, também, outros bons modelos de marcas tradicionais como a Lancia. Na classificação, Senna, Pescarolo e Johansson conseguiram o 9º tempo para a largada. Durante a prova, o Porsche #7 perdeu oito voltas nos boxes com problemas de suspensão e freios. Ainda assim, terminaram no 8º lugar geral e Ayrton Senna nunca mais disputou nenhuma corrida oficial fora da Fórmula 1.
Abaixo, um vídeo curtinho (encontrado no blog Sport Protótipos), com o ronco do Porsche, gravado durante um evento de exibição:
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