Tecnologia - Volvo V40 será equipado com airbag para pedestres

  

A Volvo, marca sueca tradicional por sua preocupação com a segurança, coloca mais um ítem em sua longa lista de inovações: O airbag para o pedestre. O hatchback V40, apresentado em março no Salão de Genebra, será o primeiro carro da marca a contar com essa tecnologia.


A ideia em si é simples, mas emprega uma série de mecanismos para funcionar de forma eficaz. Sensores espalhados na parte frontal do carro farão as medições de um impacto. Dados da Volvo dizem que 75% dos atropelamentos acontecem em velocidades de até 40 km/h, então o sistema será ativado entre 20 km/h e 50 km/h. Assim que for disparado, o mecanismo levantará o capô do motor em até 10 centímetros e inflará um airbag em formato de U, posicionado na base do para-brisa.


O movimento do capô tem a função de desviar a vítima de choques com partes rígidas da carroceria e o posicionamento do airbag evita o impacto com as colunas do teto e o vidro. Outros números da montadora sueca estimam que 1,3 milhão de pessoas morrem atropeladas todos os anos. A Volvo quer reduzir em 90% o número de vítimas de atropelamento com esse novo sistema.


Durante a abertura do airbag, o motorista continua com visão frontal, graças a uma câmera instalada na frente do veículo, que transmite imagens no painel do V40. A Volvo do Brasil disse que está estudando o lançamento do carro no Brasil e que, provavelmente, ele deva chegar em terras tupiniquins apenas em 2013. Outro fator que dificulta o desembarque dessas novidades por aqui é quantidade de impostos e taxas de importação que acaba encarecendo o modelo.

Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário