NASCAR - Clint Bowyer surpreende com a vitória em Sonoma



Certamente o nome de Clint Bowyer não estava na lista de favoritos para a Toyota/Save Mart 350, disputada no misto de Sonoma, pela Sprint Series da NASCAR. Alheio a isso e à pressão de Kurt Busch, o vencedor da prova em 2011, Bowyer conduziu seu Toyota #15 com perfeição até a quadriculada.

Marcos Ambrose foi pole, prometia muito, mas perdeu rendimento e sumiu no final
As surpresas do dia começaram com a largada, limpa, sem nenhum toque. Marcos Ambrose manteve a ponta, seguido por Jeff Gordon. O australiano abriria uma grande vantagem até começar a perder desempenho e deixar seu favoritismo ir embora. Gordon também teria problemas de combustível e abandonaria a lista de possíveis vencedores.

Com uma corrida inteligente, Clint Bowyer chegou nos ponteiros, assumiu a liderança e foi assim até a quadriculada
Antes de sofrer com pane seca, Gordon ainda teria tempo de, na pista, perder a liderança para Clint Bowyer, que vinha mostrando uma pilotagem brilhante. Outro que começava a chamar a atenção era Kurt Busch. Na volta 29, o piloto do Chevy #51 já estava em terceiro, com Jimmie Johnson entre ele e Bowyer. A primeira janela de pits abriu-se na volta 34, com a corrida em bandeira verde. Durante toda a prova, a amarela foi agitada apenas duas vezes, nas voltas 82 e 106.

A pior amarela do dia, na volta 106, veio depois de Kyle Busch (#18), Paul Menard (#27) e Juan P. Montoya se estranharem
Com uma estratégia diferente de paradas, Martin Truex Jr. assumiu a liderança, que durou até a volta 49, quando ele levou seu carro aos pits e devolveu a ponta para Clint Bowyer. Na volta 58, Kurt Busch passou Jimmie Johnson e assumiu a segunda posição. Dez voltas depois, a segunda janelas de pits começou, também em bandeira verde.

Cena comum na prova: Bowyer (#15) puxando Kurt Busch (#51) e distanciando do resto
A cena mais vista na segunda metade da prova foi a de Bowyer puxando Kurt Busch. Nem mesmo as duas amarelas, a segunda provocada por uma enroscada entre Kyle Busch, Paul Menard e Juan Pablo Montoya, conseguiram mudar isso. O maior beneficiado com as paralisações foi Tony Stewart, que mudou a estratégia, parando para abastecimento e troca dos quatro pneus na primeira amarela e voltou com tudo para tentar alcançar os ponteiros.

Tony Stewart (#14) mudou a estratégia e chegou muito perto de Clint Bowyer no final
Depois da relargada, enquanto Bowyer disparava e Kurt Busch tentava o milagre da vitória, o Smoke começou seu show particular, passando os outros carros onde podia e onde não podia. Após a relargada da última amarela, Stewart já era o terceiro e, durante o green-white-checkered, tomou a segunda posição de Kurt Busch. Clint Bowyer agradeceu a distração e guiou firme até a sua primeira vitória em circuito misto pela Sprint. De quebra, subiu duas posições na tabela de classificação para o Chase. Veja a classificação final da corrida em Sonoma:


Por falar em tabela, Matt Kenseth segue líder, com 596 pontos. Os outros pilotos que iriam para o Chase são, respectivamente, Greg Biffle (585), Dale Earnhardt Jr. (582), Jimmie Johnson (571), Tony Stewart (533), Kevin Harvick (532), Clint Bowyer (529), Denny Hamlin (523), Martin Truex Jr. (520) e Brad Keselowski (490), fechando o Top 10. Kyle Busch (12º colocado, com 459 pontos e uma vitória) e Ryan Newman (13º colocado, com 453 potnos e uma vitória) entrariam com wild cards.

Matt Kenseth segue líder, mesmo sem ter feito uma boa prova em Sonoma
A próxima etapa da Sprint Cup será a Quaker State 400, no oval de Kentucky. Esta será a décima sétima de vinte e quatro corridas que classificam para o Chase, as doze últimas provas do ano, que definem o campeão da temporada 2012 da NASCAR.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário