Foi uma corrida inesquecível. Também pelo que aconteceu na pista, mas, acima de tudo, pelo que aconteceu após a bandeira quadriculada. Fernando Alonso recuperou dez posições durante a prova, venceu com a Ferrari e se entregou ao choro, vendo seus torcedores transbordarem de alegria nas arquibancadas de uma Valência em festa.
Três campeões e dez títulos mundiais no pódio de Valência |
O GP da Europa, em Valência, tinha a tradição de ser uma prova chata, sem muitas ultrapassagens e, neste ano, resolveu mudar um pouco isso. Apesar da largada calma, as 57 voltas seguintes foram das mais eletrizantes do ano. Sebastian Vettel manteve a ponta e tudo se desenhava para uma vitória fácil do bicampeão. Hamilton e Grosjean mantiveram as posições, trazendo Kobayashi e Maldonado no vácuo. Fernando Alonso e Felipe Massa começaram a atacar os adversários para recuperar as posições perdidas com o fiasco da classificação.
Na largada, todo mundo comportado, mas, depois... |
Após dez voltas, Grosjean tomou a vice liderança de Hamilton, quando os carros já começavam a apresentar desgaste dos pneus. Alonso seguia subindo, enquanto Massa parou atrás de Paul di Resta e sua Force India. Jenson Button, na 12ª volta, foi o primeiro piloto a para para troca de pneus. Bruno Senna vinha bem no meião, mas se envolveu em um acidente com Kobayashi, na volta 20, foi obrigado a trocar o bico e um pneu furado, além de ser responsabilizado pelo toque e pagar uma passagem pelos boxes.
Bruno Senna (#19, rodando) se enroscou com Kobayashi (dir.) e ainda foi responsabilizado pelo toque |
Mesmo com as paradas, Vettel não havia sido ameaçado na ponta. Jean-Eric Vergné (Toro Rosso) e Heikki Kovalainen (Caterham) se tocaram e seus destroços motivaram a entrada do Safety Car. Nova sessão de paradas para troca de pneus. A McLaren errou no carro de Hamilton e Alonso já se alinhava em terceiro para a relargada. Foi então que as coisas começaram a mudar drasticamente.
Massa teve outra corrida para aumentar o abismo entre ele e Alonso |
Com a saída do Safety Car, todos pisaram fundo, menos Vettel. Um problema na sua Red Bull simplesmente jogou fora o excelente trabalho do alemão, tirando ele da prova. Alonso deu o bote em um assustado Grosjean e assumiu a ponta. Kamui Kobayashi, o algoz dos brazucas, tocou Felipe Massa, que perdeu o bico, teve um pneu furado e disse adeus a outra prova que podia ser muito boa.
Vettel tinha tudo para uma prova perfeita, mas o imponderável fez o alemão assistir a quadriculada nos boxes |
Apertado pelo francês da Lotus, Don Fernando começou a mostrar porque é considerado o melhor piloto da sua geração, rodando cada vez mais forte e abrindo a diferença entre ele e Grosjean. A lotus tinha esperanças de chegar à tão sonhada vitória, mas o velho "problema hidráulico" voltou à cena, apagando o carro do francês e deixando a vitória cada vez mais perto do espanhol da Ferrari.
Maldonado (dir.), em mais um erro bobo, acabou com a sua corrida e a de Hamilton (esq.) |
Lewis Hamilton herdou a segunda posição mas não seria ameaça, pois também tinhas os pneus acabados. Faltando três voltas para o final, Kimi Raikkonen, daquele jeito mineirinho dele, tomou a segunda posição do inglês. Pastor Maldonado seria o terceiro, mas, como sempre, se afobou na disputa com Hamilton, revidou uma espalhada do inglês jogando sua Williams na McLaren e tirando os dois da prova. Assim, o último degrau do pódio caiu no colo de Michael Schumacher para ser seu primeiro desde o retorno, em 2010.
Schumacher conseguiu seu primeiro pódio desdo o retorno à Fórmula 1 |
Mark Webber fazia uma corrida para esquecer, mas terminou em 4º, seguido de Hulkenberg e Rosberg, no Top 5. Maldonado ainda deu duas voltas sem bico e terminou em 10º, à frente de Bruno Senna. Depois da prova, ele foi punido e caiu para 12º, deixando o último ponto para o brasileiro. Massa se arrastou até a 16ª posição e segue carregando a cruz da Ferrari. Veja como terminaram os pilotos no GP da Europa:
- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
- Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
- Mark Webber (AUS/Red Bull)
- Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
- Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
- Paul Di Resta (ESC/Force India)
- Jenson Button (ING/McLaren)
- Sergio Pérez (MEX/Sauber)
- Bruno Senna (BRA/Williams)
- Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
- Pastor Maldonado* (VEN/Williams)
- Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
- Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
- Charles Pic (FRA/Marussia)
- Felipe Massa (BRA/Ferrari)
- Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
- Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
Lewis
Hamilton (ING/McLaren)
Romain
Grosjean (FRA/Lotus)
Sebastian
Vettel (ALE/Red Bull)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Na volta de comemoração, Alonso parou sua Ferrari em frente a uma das arquibancadas e foi pra galera, balançando a bandeira espanhola e caindo no choro, com a emoção dos seus compatriotas. Famoso por ser um mala, Fernando Fantástico deixou transparecer um pouco da humanidade que tem escondido sob a máscara que o tornou famoso no circo da Fórmula 1.
Emocionado, Alonso chorou e comemorou junto com seus compatriotas |
Além de toda a emoção, o espanhol também ganhou a liderança do campeonato de volta, com 111 pontos. Webber, com a sorte das voltas finais, está em segundo, com 91 pontos. Os azarados do dia, Hamilton e Vettel, estão em 3º (88 pontos) e 4º (85 pontos), respectivamente. Nico Rosberg fecha os cinco melhores, com 75 pontos. Entre as equipes, a Red Bull lidera, com 176 pontos, seguida de McLaren (137), Lotus (126), Ferrari (122) e Mercedes (92).
A nona etapa do mundial 2012 de Fórmula 1 acontecerá em Silverstone, na Inglaterra. Entre os dias 6 e 8 de julho, o circo fará seu espetáculo no tradicional autódromo que sediou a primeira corrida da história da categoria.
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