Nationwide - Nelson Piquet Jr. vence a primeira para o Brasil!



Nelsinho Piquet fez a pole para a Sargento 200, prova válida pela Nationwide Series, andou sempre entre os mais rápidos nos treinos e era o favorito para a corrida. Faltava confirmar tudo isso. Após 50 voltas de uma verdadeira aula de pilotagem, o brasileiro fez por merecer a primeira vitória dele e do Brasil em uma das três principais categorias da NASCAR. Em uma prova cheia de ultrapassagens e com cinco bandeiras amarelas, Nelsinho deu a segunda vitória seguida para Turner Motorsports na pista de Road America.


Na largada, Piquet Jr. manteve a calma e a primeira posição. Michael McDowell largou bem e começou a perseguição que duraria toda a prova. Jacques Villeneuve e Danica Patrick também fizeram boas largadas e foram subindo no pelotão. Após três voltas, McDowell assumiu a ponta e, no giro 6, ele e Piquet Jr. fizeram as primeiras paradas.

Michael McDowell seguiu Piquet Jr. de perto e terminou em 2º
Em uma pista onde muitos pilotos não têm o costume de correr, as ultrapassagens eram constantes e os riscos, também. Na volta 12, T.J. Bell rodou na curva 14 e provocou a primeira amarela. Nenhuma das cinco paralisações da corrida foi por acidentes graves ou envolvendo vários pilotos. Miguel Paludo, em estratégia diferente de Nelsinho, vinha avançando no pelotão. após a relargada da segunda amarela, ele chegou a liderar, seguido por Danica Patrick, mas acabou a prova em 29º.

Miguel Paludo sentiu o gostinho da liderança, mas sua estratégia de corrida não foi boa
A segunda metade da prova começou com Jacques Villeneuve na ponta, seguido de perto por Piquet Jr. Na volta 31, todos entraram, aproveitando mais uma amarela. Em nova relargada, as coisas começaram a esquentar. Villeneuve foi tocado e rodou, saindo da briga pela ponta. Poucas voltas depois, na penúltima amarela, vários pilotos voltaram aos pits e começaram a definir as posições para o final da prova.

Nelsinho conseguiu receber a tão sonhada bandeira quadriculada na NASCAR
Justin Allgaier, que seguia Nelsinho de perto na segunda posição, atravessou na curva 5 e provocou a última amarela. Desta repargada, na volta 39, a prova foi até a quadriculada. O que se viu a partir daí foi uma aula de pilotagem do brasileiro, acelerando na hora certa para abrir vantagem sobre McDowell e, nas voltas finais, economizando equipamento e combustível para levar o Chevy #30 da Turner Motorsports à vitória histórica para ele e o Brasil.

Jacques Villeneuve andou na frente, mas, como sempre, se envolveu em confusões e perdeu mais uma chance
Enquanto Nelsinho recebia a bandeirada, seguido por McDowell e Ron Fellows, a turma do meião, ou melhor, Jacques Villeneuve aprontava mais uma das suas. Na briga de foice da última volta, ele se enroscou na muvuca formada por Danica Patrick, Sam Hornish Jr. e Max Papis, sobrando para a queridinha dos EUA, jogada para fora na curva 5. Assim terminou a Sargento 200:


Emocionado, Piquet Jr. disse ao site da NASCAR: "É difícil descrever o que estou sentindo. Tivemos uma boa semana desde o primeiro treino. Consegui aprender o circuito muito rápido e a equipe me ajudou demais quando foi necessário!" A próxima prova da Nationwide acontece nesta sexta-feira, dia 29 de junho, no oval de Kentucky.


O fato é que Nelsinho deixou um cartão de visitas excelente para o pessoal da Nationwide. Isso, somado ao desempenho consistente dele em 2012, pela Camping World Truck Series, pode se transformar em um passaporte para a Nationwide em 2013. Muito se fala do "protecionismo" americano para os pilotos de casa, mas os gringos sabem identificar um talento e, quando fazem isso, não costumam deixar esse talento dando bobeira. Parabéns, Nelsinho!
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário