As 228 voltas dadas no oval do Texas podem ser facilmente divididas em duas corridas: Uma delas aconteceu até a volta 171 e a outra, daí até o fim. A primeira foi dominada por Scott Dixon e a segunda, que valeu para o resultado final, foi vencida pelo inglês Justin Wilson, depois de muita confusão na pista.
Scott Dixon, aliás, foi o divisor das "duas provas em uma". Largando atrás do pole, Alex Tagliani, Dixon assumiu a liderança na volta 21 e manteve-se na ponta até a volta 171, perdendo a liderança apenas nas rotações de pit stops. Na famigerada volta 171, o neozelandês perdeu a liderança na pista para Will Power. Junto com a ponta, Dixon perdeu a concentração e bateu na saída da curva 4, abandonando a prova e causando a última das bandeiras amarelas.
Na relargada, ou melhor, no começo da segunda prova do Texas, o panorama era outro. Várias trocas na liderança e problemas no pelotão do maio. Assim que a bandeira verde foi agitada, Will Power fechou Tony Kanaan, provocando danos na asa dianteira do carro do brasileiro, que teve que ir ao pit e perdeu as chances de um bom resultado. Power foi punido e também disse adeus à vitória. Hélio Castroneves e Ryan Bricoe lutavam pela ponta mas ambos perderam força e posições nas voltas finais.
Graham Rahal assumiu a liderança quando faltavam pouco mais de 30 voltas para o final e tocava tranquilo para a vitória. Nas últimas cinco voltas, entretanto, o norte americano também começou a perder rendimento e tentou controlar a aproximação de Justin Wilson. Na penúltima volta, Rahal errou na fatídica curva 4, beliscou o muro e entregou a vitória para Justin Wilson. O inglês faturou sua primeira prova em ovais, seguido por Rahal e Ryan Briscoe. James Hinchcliffe e JR Hildebrand completaram os cinco primeiros.
Scott Dixon, aliás, foi o divisor das "duas provas em uma". Largando atrás do pole, Alex Tagliani, Dixon assumiu a liderança na volta 21 e manteve-se na ponta até a volta 171, perdendo a liderança apenas nas rotações de pit stops. Na famigerada volta 171, o neozelandês perdeu a liderança na pista para Will Power. Junto com a ponta, Dixon perdeu a concentração e bateu na saída da curva 4, abandonando a prova e causando a última das bandeiras amarelas.
Na relargada, ou melhor, no começo da segunda prova do Texas, o panorama era outro. Várias trocas na liderança e problemas no pelotão do maio. Assim que a bandeira verde foi agitada, Will Power fechou Tony Kanaan, provocando danos na asa dianteira do carro do brasileiro, que teve que ir ao pit e perdeu as chances de um bom resultado. Power foi punido e também disse adeus à vitória. Hélio Castroneves e Ryan Bricoe lutavam pela ponta mas ambos perderam força e posições nas voltas finais.
Graham Rahal assumiu a liderança quando faltavam pouco mais de 30 voltas para o final e tocava tranquilo para a vitória. Nas últimas cinco voltas, entretanto, o norte americano também começou a perder rendimento e tentou controlar a aproximação de Justin Wilson. Na penúltima volta, Rahal errou na fatídica curva 4, beliscou o muro e entregou a vitória para Justin Wilson. O inglês faturou sua primeira prova em ovais, seguido por Rahal e Ryan Briscoe. James Hinchcliffe e JR Hildebrand completaram os cinco primeiros.
O momento da ultrapassagem de Wilson (#18) sobre Rahal (#38) |
Os brasileiros tiveram muiito a lamentar nesta prova. Castroneves teve problemas no primeiro pit stop, quando outro piloto errou o box e acabou parando na posição do brasileiro. Mesmo assim, Helinho terminou na sétima posição. Tony Kanaan também teve problemas nos pits, quando sua equipe errou e o fez perder tempo em uma das paradas. O bico trocado após o acidente com Will Power foi o do carro de Rubens Barrichello, pois Tony já havia trocado o bico uma outra vez. No final, a décima primeira posição foi lucro. Rubinho sequer correu na prova, devido a problemas apresentados pelo seu carro antes da largada. Assim terminou o GP do Texas:
- Justin Wilson (GBR/Dale Coyne-Honda) - 228 voltas
- Graham Rahal (EUA/Ganassi-Honda) - a 3.920
- Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet) - a 5.861
- James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) - a 10.451
- JR Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet) - a 18.774
- Simon Pagenaud (FRA/Schmidt-Hamilton-Honda) - a 21.388
- Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) - a 1 volta
- Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) - a 1 volta
- Alex Tagliani (CAN/Barracuda-Honda) - a 1 volta
- James Jakes (GBR/Dale Coyne-Honda) - a 1 volta
- Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) - a 1 volta
- Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) - a 1 volta
- Josef Newgarden (EUA/Fisher-Hartman-Honda) - a 2 voltas
- Dario Franchitti (GBR/Ganassi-Honda) - a 3 voltas
- Katherine Legge (GBR/Dragon-Chevrolet) - a 4 voltas
- Mike Conway (GBR/AJ Foyt-Honda) - a 4 voltas
- Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) - a 6 voltas
Não completaram:
Scott Dixon (NZL/Ganassi-Honda)
EJ Viso (VEM/KV-Chevrolet)
Oriol Servia (ESP/DRR-Panther-Chevrolet)
Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
Takuma Sato (JAP/Rahal-Letterman-Honda)
Charlie Kimball (EUA/Ganassi-Honda)
Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet)
Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus)
A próxima etapa da Indy acontecerá no dia 16 de junho (próximo sábado), no oval de Milwaukee.
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