NASCAR - Joey Logano vence na força em Pocono




Joey Logano disputou sua primeira temporada completa pela Sprint Cup em 2009, com apenas 19 anos e veio com ares de fenômeno. Nesse mesmo ano, venceu sua primeira etapa da Cup, em New Hampshire, aumentando a fama de gênio da NASCAR. Mas, desde então, sua carreia vem em uma descendente que atingiu seu ponto mais baixo em 2012. Atualemente, ele é o campeão de rumores sobre uma possível saída da equipe e, até mesmo, da categoria. Nada melhor que, nessa hora, o jovem piloto de Joe Gibbs voltar a vencer.



A vitória de Logano hoje, em Pocono, foi uma vitória maiúscula, que chegou depois de uma pole, uma corrida sólida com 160 voltas entre os primeiros e uma ultrapassagem clássica sobre Mark Martin para receber a quadriculada.

Jimmie Johnson sofreu nos pits
Desde a primeira volta, Joey Logano soube se manter na ponta e confiar na estratégia da equipe. Fez tudo certo na pista e nos pits, além de contar com a sorte ou azar dos rivais. O pentacampeão Jimmie Johnson era forte candidato à vitória, mas recebeu duas penalizações por excesso de velocidade nos pits e fez prova de recuperação. seu companheiro de Joe Gibbs Racing, Kyle Busch, teve uma raríssima falha no motor Toyota e abandonou a disputa. Dale Earnhardt Jr. apostou errado em um splash and go nas voltas finais e ficou para trás.

Mudanças fizeram muita gente ser penalizada por excesso de velocidade nas trocas
Os pits foram problema para muita gente. Uma mudança nos limites de marcação de velocidade fez com que a prova de Pocono registrasse o recorde de 22 punições por excesso de velocidade, a maior quantidade já registrada desde a adoção do limite de velocidade, em 2006. Apesar disso, a pista viu poucos problemas. Mantendo a calma da categoria em 2012, o tri oval teve apenas sete bandeiras amarelas e apenas um acidente envolvendo mais de dois carros (quando Landon Cassil perdeu seu carro na curva e atingiu AJ Allmendinger e Martin Truex Jr., logo na primeira volta). A maioria das amarelas foi agitada por detritos e rodadas.

Greg Biffle (liderando) estourou o motor e perdeu a liderança do campeonato
Greg Biffle, então líder do campeonato, teve problemas de motor e despencou na classificação da prova. Denny Hamlin sofre com uma pane seca e problemas elétricos. Na volta 125, quando todos entraram nos pits durante a amarela causada pelo estouro do motor de Biffle, Joey Logano voltou na ponta, seguido por Mark Martin. Na volta 151, depois da última bandeira verde da prova, Matin relargou melhor e tomou a ponta de Logano. O jovem piloto não desistiu e seguiu Martin de perto até que, na volta 156, Logano fez o famoso bump and go, dando um totó no carro de Mark Martin, que espalhou na curva e deixou a porta aberta para o pole position retornar à ponta. Daí em diante, nada mudou.

O mestre Mark Martin (liderando Joey Logano) tentou vencer, mas foi surpreendido pelo aprendiz
Além de Logano e Martin, Tony Stewart, Jimmie Johnson, Denny Hamlin, Clint Bowyer, Matt Kenseth, Dale Earnhardt Jr., Paul Menard e Jamie McMurray completaram os 10 primeiros. Joey Logano foi o décimo pole diferente , também, o décimo vencedor diferente em 14 provas da Sprint disputadas esse ano. A vitória foi a quarta da Toyota em 2012. Matt Kenseth fez sua décima aparição no Top 10, em 2012, assumindo a liderança do campeonato. Greg Biffle teve seu pior resultado do ano, terminando em 24º e caindo para terceiro na tabela. Dale Jr. fez sua 11ª aparição no Top 10 (melhor resultado por temporada da sua carreira) e assumiu a vice-liderança.

Dale Jr. (#88) e Matt Kenseth (#17) saíram de Pocono como vice-líder e líder, respectivamente
Falando em números, após quatorze etapas, a Sprint Cup tem Matt Kenseth como seu líder, com 523 pontos. Ele é seguido por Dale Earnhardt Jr., com 513; Greg Biffle, com 507; Denny Hamlin, com 504; Jimmie Johnson, com 493; Kevin Harvick, com 470; Martin Truex Jr., com 465; Tony Stewart, com 448; Clint Bowyer, com 443 e Brad Keselowski, com 426 potnos, fechando os dez melhores. A próxima etapa da Sprint será a Quicken Loans 400, realizada no Michigan International Speedway, no próximo domingo, 17 de junho.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário