Joey Logano disputou sua primeira temporada completa pela Sprint Cup em 2009, com apenas 19 anos e veio com ares de fenômeno. Nesse mesmo ano, venceu sua primeira etapa da Cup, em New Hampshire, aumentando a fama de gênio da NASCAR. Mas, desde então, sua carreia vem em uma descendente que atingiu seu ponto mais baixo em 2012. Atualemente, ele é o campeão de rumores sobre uma possível saída da equipe e, até mesmo, da categoria. Nada melhor que, nessa hora, o jovem piloto de Joe Gibbs voltar a vencer.
A vitória de Logano hoje, em Pocono, foi uma vitória maiúscula, que chegou depois de uma pole, uma corrida sólida com 160 voltas entre os primeiros e uma ultrapassagem clássica sobre Mark Martin para receber a quadriculada.
Jimmie Johnson sofreu nos pits |
Desde a primeira volta, Joey Logano soube se manter na ponta e confiar na estratégia da equipe. Fez tudo certo na pista e nos pits, além de contar com a sorte ou azar dos rivais. O pentacampeão Jimmie Johnson era forte candidato à vitória, mas recebeu duas penalizações por excesso de velocidade nos pits e fez prova de recuperação. seu companheiro de Joe Gibbs Racing, Kyle Busch, teve uma raríssima falha no motor Toyota e abandonou a disputa. Dale Earnhardt Jr. apostou errado em um splash and go nas voltas finais e ficou para trás.
Mudanças fizeram muita gente ser penalizada por excesso de velocidade nas trocas |
Os pits foram problema para muita gente. Uma mudança nos limites de marcação de velocidade fez com que a prova de Pocono registrasse o recorde de 22 punições por excesso de velocidade, a maior quantidade já registrada desde a adoção do limite de velocidade, em 2006. Apesar disso, a pista viu poucos problemas. Mantendo a calma da categoria em 2012, o tri oval teve apenas sete bandeiras amarelas e apenas um acidente envolvendo mais de dois carros (quando Landon Cassil perdeu seu carro na curva e atingiu AJ Allmendinger e Martin Truex Jr., logo na primeira volta). A maioria das amarelas foi agitada por detritos e rodadas.
Greg Biffle (liderando) estourou o motor e perdeu a liderança do campeonato |
Greg Biffle, então líder do campeonato, teve problemas de motor e despencou na classificação da prova. Denny Hamlin sofre com uma pane seca e problemas elétricos. Na volta 125, quando todos entraram nos pits durante a amarela causada pelo estouro do motor de Biffle, Joey Logano voltou na ponta, seguido por Mark Martin. Na volta 151, depois da última bandeira verde da prova, Matin relargou melhor e tomou a ponta de Logano. O jovem piloto não desistiu e seguiu Martin de perto até que, na volta 156, Logano fez o famoso bump and go, dando um totó no carro de Mark Martin, que espalhou na curva e deixou a porta aberta para o pole position retornar à ponta. Daí em diante, nada mudou.
O mestre Mark Martin (liderando Joey Logano) tentou vencer, mas foi surpreendido pelo aprendiz |
Além de Logano e Martin, Tony Stewart, Jimmie Johnson, Denny Hamlin, Clint Bowyer, Matt Kenseth, Dale Earnhardt Jr., Paul Menard e Jamie McMurray completaram os 10 primeiros. Joey Logano foi o décimo pole diferente , também, o décimo vencedor diferente em 14 provas da Sprint disputadas esse ano. A vitória foi a quarta da Toyota em 2012. Matt Kenseth fez sua décima aparição no Top 10, em 2012, assumindo a liderança do campeonato. Greg Biffle teve seu pior resultado do ano, terminando em 24º e caindo para terceiro na tabela. Dale Jr. fez sua 11ª aparição no Top 10 (melhor resultado por temporada da sua carreira) e assumiu a vice-liderança.
Dale Jr. (#88) e Matt Kenseth (#17) saíram de Pocono como vice-líder e líder, respectivamente |
Falando em números, após quatorze etapas, a Sprint Cup tem Matt Kenseth como seu líder, com 523 pontos. Ele é seguido por Dale Earnhardt Jr., com 513; Greg Biffle, com 507; Denny Hamlin, com 504; Jimmie Johnson, com 493; Kevin Harvick, com 470; Martin Truex Jr., com 465; Tony Stewart, com 448; Clint Bowyer, com 443 e Brad Keselowski, com 426 potnos, fechando os dez melhores. A próxima etapa da Sprint será a Quicken Loans 400, realizada no Michigan International Speedway, no próximo domingo, 17 de junho.
0 comentários:
Postar um comentário