F1 - Hamilton confirma o favoritismo e vence o GP do Canadá



Depois do susto no sábado, quando perdeu a pole para Sebastian Vettel (Red Bull), Lewis Hamilton (McLaren) confirmou as previsões e venceu o GP do Canadá. Mas o pódio ainda teve surpresa, com a segunda colocação de Romain Grosjean (Renault) e a terceira de Sergio Pérez (Sauber).

A largada calma no circuito Gilles Villeneuve, sem incidentes

Em uma prova marcada pelas estratégias de pit stop, todos largaram se respeitando e não houve acidentes nas primeiras voltas. A turma da frente, formada por Vettel, Hamilton e Alonso começou a abrir distância, enquanto Nico Rosberg (Mercedes), Felipe Massa (Ferrari) e Mark Webber (Red Bull) brigavam entre si. O brasileiro errou no final da reta dos boxes, rodou e disse adeus a qualquer bom resultado. Bruno Senna também fez uma largada conservadora e procurou se manter na pista, sem acidentes ou erros.

Com um erro nas primeiras voltas, Felipe Massa (Ferrari) teve que fazer outra prova de recuperação

A Ferrari começou a mostrar sua estratégia ao colocar Alonso como líder após as primeiras paradas. O espanhol seria superado por Hamilton na volta seguinte, mas já despontava como favorito. A Lotus deixou Grosjean na liderança por algumas voltas e sua estratégia também começou a chamar atenção. Jenson Button definitivamente não se achou no circuito Gilles Villeneuve e parecia estar pilotando outro carro. As Red Bull apostaram menos mas se mantiveram entre os ponteiros, sempre com Vettel bem à frente de Webber.

Bruno Senna (atrás de Heikki Kovalainen) fez uma corrida bem discreta e se manteve na pista até o final

Na segunda janela de paradas, Hamilton e Alonso começaram a batalhar por voltas rápidas na tentativa de superar um ao outro. Vettel foi o primeiro a parar. Fernando Alonso entrou depois e voltou liderando a corrida. Lewis Hamilton foi o último a parar e voltou em terceiro, mas voando com os pneus novos. Em dez voltas, o inglês descontou a diferença para Vettel, e assumiu a segunda posição. Quatro voltas depois, tomou a liderança de um Fernando Alonso completamente sem pneus na sua Ferrari. Grosjean também trocou mais tarde os pneus e ficou com muita borracha para a parte final, assumindo a segunda posição sem enfrentar resistência da Red Bull e da Ferrari. Checo Pérez também aproveitou os pneus no arame das grandes para completar o pódio, na terceira posição.

Alonso liderando Hamilton e Vettel. O espanhol fez tudo que podia, mas ficou sem pneus no final

Sebastian Vettel foi o último a tirar proveito da Ferrari descalça de Fernando Alonso, salvando uma quarta posição. O espanhol sobreviveu na quinta colocação. Nico Rosberg e Mark Webber apenas mantiveram suas sexta e sétima posições, Kimi Raikkonen, Kamui Kobayashi e Felipe Massa completaram os dez primeiros, nesta ordem, depois de muita briga na pista. Além do erro no começo da corrida, Massa também pagou o preço da estratégia errada dos italianos. Bruno Senna fez o básico, manteve-se na pista e terminou na 17ª posição, com uma volta de atraso para o líder, enquanto seu companheiro de Williams, Pastor Maldonado, fez pouco mas terminou na 13ª colocação. Timo Glock (Marussia), Michael Schumacher (Mercedes), Pedro de la Rosa (HRT) e Narain Karthikeyan (HRT) não completarar a prova. Assim acabou o GP do Canadá:

  1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1h32min29s586 
  2. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 2s513 
  3. Sergio Pérez (MEX/Sauber) - a 5s260
  4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 7s295
  5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 13s411 
  6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 13s842 
  7. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 15s085 
  8. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 15s567
  9. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 24s432
  10. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s272 
  11. Paul Di Resta (ESC/Force India) - a 37s693
  12. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 46s236 
  13. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 47s052
  14. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min04s475 
  15. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a uma volta 
  16. Jenson Button (ING/McLaren) - a uma volta
  17. Bruno Senna (BRA/Williams) - a uma volta
  18. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - a uma volta
  19. Vitaly Petrov (RUS/Caterham) - a uma volta
  20. Charles Pic (FRA/Marussia) - a duas voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/Marussia) - a 13 voltas/problema mecânico
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 36 voltas/problema na asa móvel
Pedro de la Rosa (ESP/Hispania) - a 45 voltas/problema mecânico
Narain Karthikeyan (IND/Hispania) - a 47 voltas/problema mecânico

No pódio, Grosjean, Nigel Whitmarsh, Hamilton e Pérez (da esq. para a dir.)
Além da vitória, Lewis Hamilton assumiu a liderança do campeonato, com 88 pontos. Fernando Alonso e Sebastian Vettel têm 85 pontos, com vantagem para o espanhol, que fica em segundo. Mark Webber é o quarto, com 79 pontos, seguido de Nico Rosberg, com 67 pontos. Bruno Senna é o 13º, com 15 pontos e Felipe Massa, o 14º, com 11 pontos. Entre os construtores, a Red Bull lidera, com 164 pontos, seguida da McLaren, com 133; da Lotus, com 108; da Ferrari, com 97 e da Mercedes, com 69 pontos. A próxima etapa do mundial será nas ruas de Valência, entre os dias 22 e 24 de junho.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário