Games - NASCAR Racing



Começando mais uma seção aqui na Garagem do Rovida, a Games (já fiz um post antes, mas era sobre curiosidades do Forza Mostorsport), com o pé direito. Vou falar de um clássico, o NASCAR Racing. Aliás, a série respeitadíssima, que durou quase dez anos, produzida pela Papyrus. Antes, um aviso: Neste post, muitas imagens são pequenas e, ainda, do NASCAR Racing 2, pois estamos falando de uma época onde os registros para a posteridade na blogsfera não eram tão comuns como são hoje em dia, ok?

Na primeira versão, a qualidade gráfica impressionava... Para a época!
O primeiro título da série, o NASCAR Racing, foi lançado em 1994. Licenciado pela categoria, o jogo rodava em MS-DOS, em uma época onde o Windows não passava de mais um programa com alguma utilidade, e era preparado para monitores coloridos, o que, em meados dos anos 90, era uma raridade nos PCs brazucas. Apesar da licença da NASCAR, a primeira versão teve ausências importantes, como Dale Earnhardt, o pai e campeão da Winston Cup em 1993. Além dele, nomes como  Bill ElliottDale JarrettKyle Petty e Darrell Waltrip não estavam na lista de pilotos.

Imagem do NASCAR Racing 2 mostra que, a cada versão, os gráficos melhoravam mais
Tecnologicamente, o jogo era um desbunde de avanços. Havia uma opção de gráficos em alta resolução, para ser vista nos moderníssimos monitores SVGA, que era acionada pelo comando nascar -h no prompt do DOS. Essa viagem gráfica era muito pesado para os computadores 486 da época e, devido ao sucesso do jogo, a Papyrus providenciou um acelerados de hardware que funcionava em conjunto com a placa de vídeo Matrox Mystique. Outra novidade era a possibilidade de se jogar em rede. Para isso, os computadores deviam estar conectados entre si, via LAN. Graças à demanda, a Papyrus providenciou um sistema online chamado Hawaii.

O Jogo

Papagaiadas à parte, o jogo era um deleite para os olhos dos amantes de corridas. Uma das coisas que mais chamavam a atenção era o damage dos carros, muito realista, com capôs voando, vidros estilhaçando e pedaços de carenagem caindo pela pista. As consequências físicas podiam ser desligadas e o carro continuava normal, estragado apenas visualmente. Com o damage real habilitado, o motor podia sofrer super aquecimento e estourar. Os pneus apresentavam desgaste e tudo podia ser trocado ou consertado nas paradas, com tempos relativamente próximos aos originais.

Como eram os pits, em imagem da segunda versão do jogo
As bandeiras amarelas podiam ser desligadas e a distância de corrida era ajustável em porcentagem. Sem as amarelas, os carros acidentados continuavam na pista por um determinado número de voltas (que seriam as voltas perdidas na paralisação) e podiam ser "acertados", causando um efeito dominó que garantia muitas risadas e horas gastas no PC.

A tela com o menu de opções para a corrida incluía variação de clima (weather)!
Outra coisa que nos fazia perder horas na frente do computador era o sistema de ajuste dos carros, absurdamente realista, com acertos dos mais diversos pontos, como cambagem, pressão dos pneus e outras coisas. Quem queria um desafio maior, ficava acertando o carro para determinada pista, salvava o setup do carro e, com tudo ajustado, ia desafiar o temido nível hard.

Personalizando

No Paint Kit, a imaginação voava solta. Devia ter guardado alguma imagem do Taurus #17...
O NASCAR Racing vinha com um complemento chamado Paint Kit, onde você podia entrar e criar uma pintura para o seu carro. Era possível colar desenhos gravados ou criar os seus, à mão livre. Os "profissionais" do jogo também podiam personalizar o macacão da equipe, que aparecia durante os pit stops.

A visão interna (em imagem da versão 2) com os relógios e luzes que funcionavam
A fama do jogo fez os nerds de plantão desenvolverem diversos editores que permitiam ao usuário alterar as formas dos carros (para protótipos de Le Mans ou carros de turismo europeus). Também existiam editores de circuitos, de Inteligência Artificial e de temporadas.

Outras Versões

Como tudo na área, a fama do jogo foi aumentando e novas versões foram sendo desenvolvidas. A família NASCAR Racing desenvolvida pela Papyrus teve as seguintes versões:

  1. NASCAR Racing (PC e Macintosh) - 1994
  2. NASCAR Racing (PlayStation) - 1996
  3. NASCAR Racing 2 (PC) - 1996 > Onde comecei a jogar NASCAR
  4. NASCAR Racing 1999 Edition (PC) - 1998
  5. NASCAR Racing 3 (PC) - 1999
  6. NASCAR Legends (PC) - 1999
  7. NASCAR Racing 4 (PC) - 2001
  8. NASCAR Racing 2002 Season (PC e Macintosh) - 2002
  9. NASCAR Racing 2003 Season (PC e Macintosh) - 2003


Ainda hoje, é possível encontrar links para download dos jogos completos, além de comunidades em redes sociais e blogs que organizam jogos online entre os fãs desse clássico dos simuladores de corrida. Lembre-se que pirataria é crime, mas uma boa jogada no Google trará boas notícias...

Fontes:
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário