Hoje em dia existem várias provas de subida de montanha, ou hill climb, no automobilismo, mas todas elas se inspiraram na mais famosa, a Pikes Peak International Hill Climb. Conhecida como "Corrida Para As Nuvens", a prova é realizada anualmente em Pikes Peak, no Colorado e faz parte do calendário internacional da FIA, além de ser sancionada pela SCCA ProRally, entidade oficial de coordenação das provas de off-road na terra do Tio Sam. Neste fim de semana, a prova acontecerá pelo 96º ano, após um adiamento provocado pelas queimadas na região de Pikes Peak mas, antes de falar de 2012, vamos falar um pouco da história.
O Pico de Pike leva o nome do seu descobridor, Tenente Zebulon Pike, que comandou a expedição do Exército Americano para explorar as planícies do Colorado, em 1806. Curiosamente, o Tenente Pike nunca escalou a montanha batizada com o seu nome. Ao contrário, relatos dizem que ele jurou que ela jamais seria conquistada pelo homem. Não demorou muito para que Pikes Peak virasse um ponto turístico, recebendo escaladas de pessoas a pé e com os mais variados meios de transporte. Em agosto de 1901, dois homens conhecidos pelos nomes de Yont e Felker, fizeram a primeira subida em um veículo que, nesse caso, era uma carruagem sem cavalos, de dois cilindros, movida à vapor. O percurso até o topo foi vencido em mais de nove horas, onde os aventureiros tanto eram levados pelo carro, como empurravam-no às vezes.
Definitivamente, Pikes Peak não é para os fracos... |
Alguns anos depois, Spencer Penrose, um benfeitor das cidades locais, percebu o potencial turístico da região. Ele deu um trato na rota de carruagens, transformando-a na estrada que leva ao topo de Pikes Peak em 1915 e teve a brilhante ideia de criar uma prova automobilística para fazer propaganda da obra. Entre os dias 10 e 12 de agosto de 1916 aconteceu a primeira edição, a Pikes Peak Auto Hill Climb. Desde então, muita coisa mudou no percurso, a começar pelo piso. Em 2011 foi concluído o asfaltamento total do percurso de 19,99km, que possui 156 curvas e eleva-se por quase 3 mil metros de altitude, desde a largada, 1.440 metros acima do nível do mar, até a bandeirada final, agitada a 4.300 metros de altitude.
Suzuki Escudo Pikes Peak, muito famoso no Gran Turismo 2 (Playstation) |
A categoria mais antiga da corrida é a Open Wheels, que faz parte desde a primeira prova, em 1916. Pilotos como Mario Andretti e Al Unser Sr. já participaram desta classe, que tem Robby Unser como recordista, com o tempo de 10min05s85 conseguido em 1994. O recorde geral da prova é de Nobuhiro "Monster" Tajima, um piloto japonês que vive para esta prova. Ele compete na categoria Unlimited, que é, basicamente, um veículo com tudo que se tem direito, sem limitações e apenas respeitando regras básicas de segurança e sobrevivência durante a subida. Em 2011, Tajima foi o primeiro homem a abaixar da casa de 10 minutos, subindo o traçado em 9min51s278 com o seu Suzuki SX4 Hill Climb Special, impulsionado por um motorzinho de 910 HP. Em uma comparação inútil, o primeiro campeão, Rea Lentz, em 1916, fez o tempo de 20min55s40 com o seu Romano Demon Special.
"The Monster" Tajima, em 2011, quando quebrou a barreira dos 10 minutos na subida |
Hoje, existem diversas categorias competindo pela gloria de subir até as nuvens. Veja quais são:
Carros e caminhões
- Unlimited - "Vale Tudo". Esta classe é para qualquer coisa, supondo que passará na inspeção técnica.
- Open Wheel - O tradicional carro de corrida de Pikes Peak. Estes vão desde carros estilo Indy até buggies.
- Mini Sprint - categoria de pequenos Open Wheels. Menor e mais leve com não mais 3,6 l de capacidade nos motores e sem indução de ar forçada.
- Super Stock Car - tradicionais carros com estrutura tubular. Deve ter menos que 10 anos de idade.
- Pro Trucks - Picapes e utilitários esportivos com estrutura tubular, construídos para off-road.
- Pikes Peak Open - Carros e caminhões que se parecem com um veículo de fábrica por fora, mas mantêm pouco do projeto original por dentro.
- Time Attack 4WD – Veículos de produção AWD ou 4WD
- Time Attack 2WD – Veículos de produção 2WD.
- HPSS (High Performance Stock Showroom) – Carros de produção preparados para alta performance e com os equipamentos de segurança exigidos.
- Exhibition Car/Truck - Carros e caminhões que não se encaixam em categorias padrão. Muitas vezes, essas categorias apresentam os avanços conquistados em combustíveis alternativos e tecnologias.
- Vintage (RMVR) - Nova categoria para 2008
- Vintage Modified (RMVR Modificada)
- Elétricos
Motos e quads
- Motos 1200cc
- Motos 750cc
- Supermotos
- Motos 450cc
- Motos 250cc
- Motos Quad 500
- Motocicleta Quad 450
- Motos Vintage
Por enquanto, é isso, mas fique ligado, pois teremos mais curiosidades e histórias sobre a Pikes Peak International Hill Climb.
0 comentários:
Postar um comentário