NASCAR - Jeff Gordon lava a alma na chuva de Pocono

Jeff Gordon chegou em Pocono com um peso enorme nas costas. Em 15º na classificação e sem nenhuma vitória em 2012, o piloto do Chevy #24 corria o sério risco de ficar fora do Chase, algo que só aconteceu uma vez, em 2005, durante os anos de Chase, em vigor desde 2004. Como desgraça pouca é bobagem, Gordon ainda apanhou do carro e da pista de Pocono, classificando-se para largar na longínqua 27ª posição, se levarmos em conta seus concorrentes direto pela vaga do wild card: Kyle Busch largou em 20º e Carl Edwards, em 17º. Nuvens negras já apareciam no horizonte do tetracampeão da NASCAR.

Por aquelas brincadeiras que o destino faz, foram essas nuvens negras que acabaram iluminando o caminho de Gordon. A prova já mostrou que seria tumultuada com a largada adiada em virtude da chuva que caiu momentos antes do horário marcado para a bandeira verde. O tempo abriu e os jet dryers secaram a pista (devidamente escoltados, já que Montoya largaria na pole position), garantindo o começo da Pennsylvania 400, mas o final seria uma incógnita, pois o céu continuou carregado.

Dale Jr. teve problemas no #88, mas segue na liderança do campeonato
Não restou outra alternativa senão uma prova de recuperação para Gordon. Enquanto escalava o pelotão, ele viu Kyle Busch perder um pneu e as chances na prova, depois do problema ocasionar uma batida forte no muro de Pocono. Provas de recuperação costumam ter estrategias diferenciadas do normal e o #24 seguiu essa regra. Brad Keselowski é outro piloto que costuma vir de trás com paradas fora do padrão e estava fazendo isso em Pocono. Independente das apostas, todos olhavam para o céu, que anunciava a volta da chuva, mas sem hora marcada. O líder do campeonato, Dale Earnhardt Jr., teve problemas no câmbio e também disse adeus a qualquer resultado decente, enquanto Kasey Kahne e Jimmie Johnson garantiam o domínio da Hendrick no Tricky Triangle.

Kyle Busch (#18) teve um dia péssimo: bateu, voltou à pista para cumprir tabela e perdeu o wild card para Gordon
Na volta 91, após um abandeira amarela provocada por uma forte batida de Kurt Busch, Johnson se atrapalhou na relargada e deixou o Chevy #48 escorregar na curva 1. O Ford #17 de Matt Kenseth escorou o carro de Jimmie, batendo no muro, voltando à pista e sendo atingido em cheio pelo Toyota #11 de Denny Hamlin. Depois de toda a confusão provocada, os carros se reorganizaram em nova bandeira amarela, com Jeff Gordon liderando pela primeira vez no dia. Durante oito voltas, os pilotos se arrastaram no traçado de 2,5 milhas de Pocono, pois ninguém queria entrar nos pits, devido à ameaça de chuva. Gordon e Kasey Kahne, na segunda posição, estavam com pneus no arame. Brad Keselowski, em quarto, desligava o motor nas retas para salvar as últimas gotas de combustível.

Kahne (liderando) também apostou na chuva e saiu de Pocono com um 2º lugar
Na volta 98, a direção de prova agitou a bandeira vermelha e chamou todos os carros para os boxes, pois a água caiu de vez em Pocono. Além do toró, relâmpagos completavam um cenário de impossibilidade de continuação da prova. Era questão de tempo até Jeff Gordon festejar a sua 86ª sem ter liderado uma única volta em bandeira verde. O tempo foi curto, mas, para o piloto do #24, deve ter sido uma eternidade. A vitória, somada ao dia ruim dos adversários, fez Gordon comemorar a conquista de um dos dois wild cards disponíveis para o Chase. Kahne, Truex Jr., Keselowski e Stewart fecharam o Top 5. Veja o resultado final da Pennsylvania 400, em Pocono:


Os dez primeiros da tabela são: Dale Jr. (744), Matt Kenseth (739), Greg Biffle (738), Jimmie Johnson (736), Martin Truex Jr. (694), Tony Stewart (691), Brad Keselowski (690), Denny Hamlin (683), Kevin Harvick (680) e Clint Bowyer (679). Kasey Kahne (11º, com 2 vitórias) tem um dos wild cards e está mais tranquilo. O outro passe para o Chase promete: Jeff Gordon (611 pontos e 1 vitória) está empatado com Ryan Newman em pontos e vitórias, mas fica em 13º pelo número de Top 5 na temporada, segurando, momentaneamente o wild card. Além dos dois, Carl Edwards (12º, com 619) e Kyle Busch (15º, com 599 pontos e 1 vitória) brigam metro a metro pela vaga. Para melhorar as coisas, a Sprint desembarca no misto de Watkins Glen no dia 12 de agosto, para a 22ª etapa da temporada 2012. Vale lembrar que Jeff Gordon tem o melhor histórico em mistos entre os pilotos em atividade na NASCAR. 
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário