NASCAR - Na melhor última volta do ano, Ambrose vence em Glen

Dizer que a última volta da prova da Sprint Cup em Watkins Glen foi a melhor última volta do automobilismo em 2012 é fácil. Difícil vai ser explicar para Kyle Busch o que aconteceu com a vitória certa dele, que tinha mais de dois segundos de diferença para Marcos Ambrose e Brad Keselowski, já se preparava para comemorar a vaga para o Chase quando, em uma curva, viu tudo virar fumaça. Melhor para Ambrose, que conseguiu sua segunda vitória na Sprint, segunda também em Glen (era o atual vencedor da prova). Keselowski terminou em segundo e Jimmie Johnson chegou em terceiro, assumindo a liderança do campeonato.

Kyle Busch (#18) veio para vencer em Glen e tomou a ponta de Juan Pablo Montoya (#42) na 2ª volta
Kyle Busch largou em segundo com uma missão: Sai de Watkins Glen com a segunda vaga para o Chase. A vitória de Jeff Gordon em Pocono deixou o #24 com o wild card e só a vitória interessava para Busch. Sempre muito agressivo e habilidoso nos mistos, o piloto do Toyota #18 foi para cima do pole, Juan Pablo Montoya, tomando a liderança da prova e mantendo-a por 43 das 90 voltas. As equipes apostaram em estratégias diferentes de paradas e os favoritos começaram a aparecer. Além de Kyle, Keselowski, Ambrose, Montoya e Tony Stewart começaram a se destacar. O colombiano acabou abandonando a briga por problemas na suspensão do Chevy #42. Stewart vinha bem, mas foi punido por um problema no pit stop. Quando fazia uma boa recuperação, rodou na entrada da reta principal, caindo novamente e terminando na 19ª colocação.

Marcos Ambrose (#9) e Brad Keselowski (#2) protagonizaram a melhor última volta do automobilismo em 2012
Enquanto o pessoal do meião se matava por pontos, a situação dos ponteiros não era muito diferente, com Busch, Ambrose e Keselowski lutando pela ponta. O australiano, por mais incrível que possa parecer, só liderou 8 voltas, enquanto Brad comandou a prova em 37. A última bandeira amarela, provocada pela rodada de Stewart quando faltavam 20 voltas, decretou o começo da bagunça em Glen. Na relargada, na volta 74, Kyle Busch saiu da terceira posição, por dentro da reta, para fazer a curva 1 em primeiro, numa manobra memorável. Ambrose foi por fora e jogou Keselowski, líder até então, para a terceira posição. Buschinho pisou forte no pedal e abriu uma confortável diferença de mais de 2 segundos para Ambrose. O Ford #9 começou a ter problemas de pneu e foi alcançado pelo Dodge #2, dando ainda mais tranquilidade para Kyle seguir para uma vitória fácil.

Momento decisivo: Keselowski (#2) toca em Busch (#18). Ambrose (#9) seguiu de perto e acabou vencendo
Mas, então, começamos a última volta. Keselowski conseguiu tomar a segunda posição de Ambrose e os dois viram um Kyle Busch mais lento que o normal. Na saída da curva 1, o Toyota #18 escorregou muito, abrindo a pista para o mergulho do Dodge #2. Na tentativa de fechar a porta, Busch acabou tocado por Brad e rodou na subida dos esses. Keselowski e ambrose se salvaram e começaram a batalha pela liderança. O australiano deu um bump no Dodge e assumiu a ponta, recebendo o troco de Brad na penúltima curva. Marcos mostrou bom controle do carro e os dois entraram quase emparelhados na reta. Tracionando melhor e por dentro da pista, Ambrose partiu para sua segunda vitória em Glen e na Sprint.

Bobby Labonte e o óleo deixado na pista. A NASCAR deveria ter agitado uma bandeira amarela?
A polêmica começou quando outros pilotos rodaram na pista na volta final e atribuíram à NASCAR o erro de não ter dado bandeira amarela por, possivelmente, óleo na pista, que caiu, segundo alguns pilotos, do #47 de Bobby Labonte. Jimmie Johnson, que chegou em terceiro e assumiu a ponta no campeonato, disse que era difícil de se ver, mas os pilotos podiam sentir o óleo nos pneus. Segundo Johnson, as duas últimas voltas foram um caos. Entre mortos e feridos, assim terminaram os pilotos em Watkins Glen:


Voltando à liderança, Johnson tem 777 pontos e é seguido por Greg Biffle (776), Matt Kenseth (775), Dale Earnhardt Jr. (760), Brad Keselowski (733), Martin Truex Jr. (728), Clint Bowyer (719), Tony Stewart (716), Kevin Harvick (710) e Denny Hamlin (693). Kasey Kahne (11º, com 653 pontos e 2 vitórias) continua tranquilo com umas das vagas do wild card. A outra passou para Ryan Newman (13º colocado, com 644 pontos e 1 vitória). Carl Edwards (12º e sem vitórias), Kyle Busch (14º com 1 vitória), Jeff Gordon (15º com 1 vitória), Paul Menard, Marcos Ambrose e Joey Logano ainda podem sonhar com uma vaga no Chase. Essa briga vai continuar no próximo domingo, quando todos vão ao Michigan International Speedway disputar a Pure Michigan 400, 23ª das 26 etapas que definem o Chase 2012.

Jimmie Johnson fez uma corrida boa e saiu de Glen com a liderança do campeonato

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