O grito que foi criado pela torcida do São Paulo há alguns anos e vem sendo utilizada pela torcida brasileira nas Olimpíadas de Londres, podia muito bem ser entoado em Watkins Glen, que viu Carl Edwards, um dos maiores vencedores da Nationwide e campeão em 2007, voltar a disputar uma prova na categoria, sua primeira em 2012, para terminar a Zippo 200 At The Glen com uma vitória. Brad Keselowski, o grande adversário de Edwards durante toda a prova, garantiu emoção brigando pela vitória até a última volta. O brasileiro Miguel Paludo chegou a liderar, mas acabou em 13º com uma boa prova pela Nationwide.
Os traçados mistos das NASCAR costumam trazer emoções com as saídas de pista e as batidas do que propriamente com as disputas entre os pilotos. A prova de sábado, em Glen, começou nesse pique, com Ryan Truex rodando na primeira curva e Danica Patrick acertando o #20. Pior para ela, que foi para os boxes com problemas na frente do seu Chevy #7 e não voltou mais. Truex conseguiu voltar e ainda salvou uma 15ª posição final.
Sam Hornish Jr., o pole, manteve-se na frente nas primeiras 15 voltas, pressionado por Carl Edwards no começo e Brad Keselowski, que conseguiu superar seu companheiro de Penske para assumir a ponta. O Dodge #22 liderou 44 das 82 voltas. Outra coisa que muda nas corridas da NASCAR em mistos é a parada nos boxes. As contas são feitas de trás para frente, considerando a autonomia do tanque e contando os pits da última volta para a primeira. Com isso, muitas equipes arriscam estrategias malucas e torcem contra uma bandeira amarela, já que, no traçado misto, as ultrapassagens são muito mais difíceis.
Watkins Glen foi a primeira prova da Nationwide disputada em 2012 por Carl Edwards |
Na metade da prova, com as estrategias de paradas sendo efetuadas, Miguel Paludo, no Chevy #30, chegou até a liderança e ali ficou por 4 voltas. Para azar do brasileiro, a amarela foi agitada quando ele era o 1º e sua parada teve que acontecer sob amarela. Mesmo assim, a corrida do gaúcho foi sólida, apesar do 13º lugar no final. Paludo mostrou habilidade e força andando no meio do pelotão e liderando. Andar no meio do pelotão, aliás, foi a marca de Kyle Busch em Watkins Glen. O piloto do Toyota #54 perdeu muitas posições no começo e fez uma brilhante prova de recuperação, chegando a lutar pela vitória no final. Terminou em 6º, mas deu seu show na pista.
Enquanto Keselowski liderava, Carl Edwards vinha se mantendo entre os primeiros. Chegou a ter uma disputa no pelotão da frente, onde acabou tocando Joey Logano. O #18 terminou em 22º, mas recebeu um pedido de desculpas de Edwards. Faltando dez voltas para o final, na penúltima relargada do dia, o líder Keselowski escolheu largar por dentro, deixando Carl Edwards por fora. Num lance de pura habilidade, o #60 manteve-se por fora na curva 1, mas com espaço para seguir dentro da pista. Tracionou melhor e assumiu a ponta, ainda por fora, na curva 2.
O duelo da prova foi entre Carl Edwards (liderando) e Brad Keselowski, nas voltas finais |
Mordido, Keselowski tratou de não vender fácil a vitória, marcando de perto Edwards. Um pneu estourado no carro de Austin Dillon parou a prova nas voltas finais, deixando apenas dois giros para a disputa final. Largando por dentro, o piloto da Ford saiu melhor, manteve a liderança sobre o Dodge e seguiu assim até receber a quadriculada. Hornish Jr., Ricky Stenhouse Jr. e Ron Felows completaram o Top 5. Veja como todos terminaram:
No campeonato, Elliott Sadler lidera com 783 pontos, seguido por Ricky Stenhouse Jr. (770), Sam Hornish Jr. (759), Austin Dillon (754) e Justin Allgaier (709), fechando os cinco primeiros. A Nationwide volta a correr no próximo sábado, 18 de agosto, no Circuito Gilles Villeneuve, no Canadá, onde acontece a NAPA Auto Parts 200, 22ª etapa das 33 previstas para 2012.
0 comentários:
Postar um comentário