O fim da Dodge na NASCAR

Não se fala em outra coisa na terra do Tio Sam a não ser sobre a provável desistência da Dodge em participar da NASCAR. Uma das mais tradicionais marcas de automóveis dos EUA está por jogar a toalha. Ainda não há uma confirmação, mas todos acreditam que a oficialização dessa saída deva acontecer ainda nesta terça-feira (Atualizando, a saída foi confirmada pela montadora e pela categoria. Veja no fim do post). Sem uma equipe, após a Penske anunciar que correrá de Ford em 2013, a marca do carneiro ficou sem combustível para continuar nessa corrida por um lugar na principal categoria do automobilismo norte americano.

Essa não é a primeira saída da Dodge. Em 1977, a marca já havia deixado a NASCAR, para voltar somente em 2001. Na segunda participação, Ray Evernham liderou os esforços da Dodge. Em 12 anos de participação, a marca conseguiu 50 vitórias. No entanto, a crise financeira que assolou o mundo, principalmente os Estados Unidos, nos últimos anos, fez estragos na indústria automobilística. A Chrysler, marca detentora da Dodge, passou por uma série de reorganizações, aliando-se à Fiat, acionista majoritária da marca americana.

Enquanto participações em outras categorias automobilísticas aumentou, o programa da Dodge na NASCAR foi sofrendo cortes e, consequentemente, baixas. A Evernham Motorspots, que venceu 13 provas com os Dodge, transformou-se em Gillet-Evernham para, depois, ser comprada pela Richard Petty Motorsports e passar para a Ford. A Petty Enterprises também correu com os Dodge entre 2001 e 2008, até virar a RPM. Chip Ganassi também correu com a Dodge de 2001 até 2008, conseguindo 6 vitórias para a marca, até passar por uma fusão com a Dale Earnhardt Inc. e mudar para Chevrolet.


O golpe de misericórdia veio neste ano, quando a Penske, maior cliente da Dodge e vencedora de 29 provas pela marca, anunciou sua migração para a Ford em 2013. Mesmo com o lançamento do modelo Charger 2013 de competição, a situação da Dodge na NASCAR ficou complicadíssima. Alguns boatos sobre um suporte à fictícia equipe de Michael Andretti na categoria apareceram mas nada foi confirmado. Após a prova de Pocono, os boatos mudaram de rumo e tratam sobre o anúncio oficial do segundo abandona da categoria pela Dodge. Esse, sim, parece que irá se confirmar a qualquer momento. Vamos aguardar...

ATUALIZANDO: Não precisamos aguardar muito para, infelizmente, ter a confirmação que a Dodge deixará a NASCAR no fim deste ano. A página da NASCAR trouxe a confirmação da saída da marca. Triste, muito triste.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário