Todos
sabemos que a Ferrari é uma lenda na produção de superesportivos e máquinas
inesquecíveis. A 458 Itália já era um veículo perfeito, com potência, conforto
e tecnologia. Para lançar a 458 Speciale, Maranello conseguiu melhorar a perfeição!
Uma macchina que parecia ter chegado ao seu limite, foi aperfeiçoada e deu
origem a uma Ferrari que tem tudo para se destacar na história da marca.
Claro
que a base para toda essa evolução já era excelente. O V8 instalado entre os
eixos da 458 Itália é uma aula de mecânica. Eleito por dois anos consecutivos a
“Melhor Performance” do International Engine of the Year Awards, a usina de
formça que também equipa a 458 irmã, a Spider, recebeu alguns ajustes para
transformar-se no mais forte motor naturalmente aspirado (sem turbocompressor
ou afins) da Ferrari, entregando 605 cv. Considerando a capacidade cúbica de
4495 cm³, o V8 consegue uma relação de 135 cv/l, melhor número já conseguido
por um motor naturalmente aspirado de produção em linha.
Caso
isso não seja suficiente, outros números impressionam também: pesando 1.290 kg,
a 458 Speciale tem uma relação peso/potência de 2,13 kg/cv. Some isso ao torque
de 55 kgf/m e pise fundo no pedal da direita; você vai chegar aos 100 km/h em 3
segundos e percorrer os 2.976 metros da pista de Fiorano em 1min23s5, batendo o
recorde de 1min23s9 da F430 Scuderia. Você sairá do carro rindo do piloto da
Enzo, que fez o mesmo traçado em 1min24s9.
Voltando
ao mundo real, esse temporal todo da 458 Speciale é fruto de avanços
tecnológicos e aerodinâmicos não só no motor. O pessoal da Pininfarina
trabalhou forte com a turma do desenvolvimento aerodinâmico de Maranello para
trazer algumas mudanças estéticas e, emprestado da LaFerrari, o sistema móvel
de aerodinâmica frontal e traseira. Todo o esforço resultou na Ferrari de produção
em linha mais aerodinamicamente eficiente, com um coeficiente de 1,5. Na
prática, isso significa respostas rápidas e precisas aos comandos do piloto,
sem perder aderência e desempenho, mantendo o conforto para os ocupantes da 458
Speciale.
Como
todo lançamento de veículo traz implícito uma inovação, a bola da vez na 458
Speciale é o controle de ângulo de deslizamento lateral (Slide Slip angle
Control system, ou SSC). Sensores analisam em tempo real o contato do carro com
o solo e transmitem os dados a uma central que faz os cálculos e interage com
tecnologias já consagradas na Ferrari, como o controle de tração F1-Trac e o
diferencial eletrônico E-Diff, gerenciando e distribuindo o torque nas rodas
traseiras de forma a evitar as derrapadas indesejadas que, venhamos e
convenhamos, não são bem vindas a mais de 200 km/h.
Outra
ação de praxe em Maranello é desenvolver pneus específicos para o novo modelo. A
458 Speciale não foi diferente e recebeu o moderníssimo Pilot Sport Cup2, da
Michelin, para garantir que toda a potência do motor chegue até o asfalto com o
mínimo de perda possível. O desenvolvimento em conjunto entre Ferrari e
Michelin garantiu que a 458 Speciale, com os pneus especiais dos franceses,
consiga um tempo de resposta de o,060s ao comando do volante e suporte 1,33 g
de aceleração lateral, outro recorde para um veículo de produção da Casa de
Maranello.
Toda a exuberância da
458 Speciale foi oficialmente apresentada para o mundo no Salão de Frankfurt,
mas ainda não há previsão de valores para a mais nova macchina da Ferrari.
0 comentários:
Postar um comentário