Ferrari 458 Speciale – Eles conseguiram melhorar um carro perfeito!


Todos sabemos que a Ferrari é uma lenda na produção de superesportivos e máquinas inesquecíveis. A 458 Itália já era um veículo perfeito, com potência, conforto e tecnologia. Para lançar a 458 Speciale, Maranello conseguiu melhorar a perfeição! Uma macchina que parecia ter chegado ao seu limite, foi aperfeiçoada e deu origem a uma Ferrari que tem tudo para se destacar na história da marca.

Claro que a base para toda essa evolução já era excelente. O V8 instalado entre os eixos da 458 Itália é uma aula de mecânica. Eleito por dois anos consecutivos a “Melhor Performance” do International Engine of the Year Awards, a usina de formça que também equipa a 458 irmã, a Spider, recebeu alguns ajustes para transformar-se no mais forte motor naturalmente aspirado (sem turbocompressor ou afins) da Ferrari, entregando 605 cv. Considerando a capacidade cúbica de 4495 cm³, o V8 consegue uma relação de 135 cv/l, melhor número já conseguido por um motor naturalmente aspirado de produção em linha.


Caso isso não seja suficiente, outros números impressionam também: pesando 1.290 kg, a 458 Speciale tem uma relação peso/potência de 2,13 kg/cv. Some isso ao torque de 55 kgf/m e pise fundo no pedal da direita; você vai chegar aos 100 km/h em 3 segundos e percorrer os 2.976 metros da pista de Fiorano em 1min23s5, batendo o recorde de 1min23s9 da F430 Scuderia. Você sairá do carro rindo do piloto da Enzo, que fez o mesmo traçado em 1min24s9.


Voltando ao mundo real, esse temporal todo da 458 Speciale é fruto de avanços tecnológicos e aerodinâmicos não só no motor. O pessoal da Pininfarina trabalhou forte com a turma do desenvolvimento aerodinâmico de Maranello para trazer algumas mudanças estéticas e, emprestado da LaFerrari, o sistema móvel de aerodinâmica frontal e traseira. Todo o esforço resultou na Ferrari de produção em linha mais aerodinamicamente eficiente, com um coeficiente de 1,5. Na prática, isso significa respostas rápidas e precisas aos comandos do piloto, sem perder aderência e desempenho, mantendo o conforto para os ocupantes da 458 Speciale.


Como todo lançamento de veículo traz implícito uma inovação, a bola da vez na 458 Speciale é o controle de ângulo de deslizamento lateral (Slide Slip angle Control system, ou SSC). Sensores analisam em tempo real o contato do carro com o solo e transmitem os dados a uma central que faz os cálculos e interage com tecnologias já consagradas na Ferrari, como o controle de tração F1-Trac e o diferencial eletrônico E-Diff, gerenciando e distribuindo o torque nas rodas traseiras de forma a evitar as derrapadas indesejadas que, venhamos e convenhamos, não são bem vindas a mais de 200 km/h.


Outra ação de praxe em Maranello é desenvolver pneus específicos para o novo modelo. A 458 Speciale não foi diferente e recebeu o moderníssimo Pilot Sport Cup2, da Michelin, para garantir que toda a potência do motor chegue até o asfalto com o mínimo de perda possível. O desenvolvimento em conjunto entre Ferrari e Michelin garantiu que a 458 Speciale, com os pneus especiais dos franceses, consiga um tempo de resposta de o,060s ao comando do volante e suporte 1,33 g de aceleração lateral, outro recorde para um veículo de produção da Casa de Maranello.


Toda a exuberância da 458 Speciale foi oficialmente apresentada para o mundo no Salão de Frankfurt, mas ainda não há previsão de valores para a mais nova macchina da Ferrari.
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