F1 – Vettel vence em Suzuka e Alonso adia o inevitável





O pulo de Grosjean na largada, assumindo a ponta, deu alguma esperança ao mundo da F1. O conjunto invencível estava prestes a perder uma. Então, foi o momento de vermos um elemento diferente da equação funcionar: a estratégia. Não que ela seja menos importante ou não tenha sido usada pela Red Bull até agora, mas, em Suzuka, ela ficou clara e foi a responsável pela vitória de Sebastian Vettel, resultado que deixa o alemão com uma mão na taça de 2013.

O carro da Red Bull enfrentava um fim de semana atípico, com problemas no Kers do #1. Vettel, provavelmente, já está em ritmo de desaceleração da temporada, contando as horas para comemorar o tetra. Mark Webber, com a outra Red Bull, tenta sair da F1 com um pouco de honra e nada mais. Aproveitando-se desse clima na primeira fila, Romain Grosjean pulou por fora, da quarta posição no grid para fazer a primeira curva liderando o pelotão. Lewis Hamilton também tentou algo, mas foi pelo caminho errado, entre Vettel e Webber, acabou tocando o pneu traseiro direito na asa de Vettel e viu sua corrida acabar junto com o pneu furado. O inglês tentou voltar à pista, mas o carro desequilibrado o fez abandonar.

Grosjean largou bem, assumiu a ponta, mas a Red Bull não sabe brincar!
Na frente, Grosjean fazia tudo que sabia para manter a liderança, seguido de perto por Webber e Vettel, nessa ordem. Fernando Alonso, exímio largador, já se posicionava atrás do companheiro de Ferrari, Felipe Massa. Os dois tinham pela frente o alemão Nico Rosberg, na briga pela quarta posição.

Na volta 12, a primeira rodada de pit stops começou. Rosberg foi liberado de volta à pista de forma errada pela sua equipe e quase bateu em Pérez dentro dos boxes; punido com um drive-through, Nico também ficou fora da briga pelas primeiras posições. No retorno de todos, Grosjean seguia líder, com Webber e Vettel nas mesmas posições. Daniel Ricciardo, que ficou na pista, era o quarto, seguido por Nico Hulkenberg, Massa e Alonso. A Sauber do Hulk seria, mais uma vez, a cruz dos carros vermelhos.

Depois de segurar Massa, legalmente, Hulkenberg tomou a posição de Ricciardo em uma bela manobra. Enquanto isso, Alonso superou Massa na pista, também deixou Ricciardo para trás e começou a perseguição à Sauber. Entre os ponteiros, a Red Bull mudou a estratégia de Webber, o chamando para o pit mais cedo e mostrando que fariam três paradas com ele, mas e Vettel?

Hulkenberg fez outra grande prova, daquelas que impressionam...
O alemão tinha o carro inteiro e começou a se aproximar de Grosjean, com uma Lotus pior do que a que liderou a primeira metade da corrida. Vendo isso, a equipe chamou o francês para a segunda troca. Na pista, o tricampeão tentou abrir diferença suficiente para trocar pneus e voltar ainda líder. Não conseguiu, mas resolveu isso na pista, com um carro melhor que a Lotus de Grosjean. Mark Webber, com a estratégia de três paradas, também conseguiu superar Romain, mas, com a demora do australiano em tomar o segundo posto, a vitória já estava nas mãos de Vettel.

Fernando Alonso fez valer o melhor carro e terminou em quarto, seguido por Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg, Esteban Gutiérrez, Nico Rosberg e Jenson Button. Também punido com um drive-through por excesso de velocidade na primeira entrada nos pits, Felipe Massa fechou na décima posição.

O sonho de Alonso respira por aparelhos e a situação é gravíssima!
A corrida de recuperação de Alonso parece ter apenas adiado o inevitável. Sebastian Vettel lidera o mundial com 297, contra 207 do espanhol. Nas próximas quatro provas, 100 pontos estarão em disputa. Para comemorar o tetra, Super Seb precisa chegar na frente de Dom Fernando na Índia. Mesmo se o piloto da Ferrari chegar na frente, ainda precisa de uma combinação de resultados quase impossível para adiar mais uma vez a decisão, ou seja, comemoraremos o quarto título de Sebastian Vettel no próximo GP, a menos que ele seja abduzido nos próximos 15 dias!

Entre os construtores, a Red Bull também parece estar encaminhada para o título, com 445 pontos. A briga está na segunda posição, com Ferrari à frente da Mercedes, com 297 dos italianos contra 287 dos alemães. A Lotus, com o bom resultado de hoje, tem 264 pontos e pode ameaçar nas últimas provas, se mantiver o ritmo. Os motores da Fórmula 1 voltam a roncar nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Buddh International Circuit, em Nova Déli, Índia.


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About Ednei Rovida

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1 comentários:

  1. A F1 esta ficando cada vez mais "sem graça" ... A coisa parece que já inicia pré definida.
    Parabéns pelo Blog, fá foi pra minhas lista.

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