O pulo de Grosjean na largada, assumindo a ponta, deu alguma
esperança ao mundo da F1. O conjunto invencível estava prestes a perder uma.
Então, foi o momento de vermos um elemento diferente da equação funcionar: a
estratégia. Não que ela seja menos importante ou não tenha sido usada pela Red
Bull até agora, mas, em Suzuka, ela ficou clara e foi a responsável pela
vitória de Sebastian Vettel, resultado que deixa o alemão com uma mão na taça
de 2013.
O carro da Red Bull enfrentava um fim de semana atípico, com
problemas no Kers do #1. Vettel, provavelmente, já está em ritmo de desaceleração
da temporada, contando as horas para comemorar o tetra. Mark Webber, com a
outra Red Bull, tenta sair da F1 com um pouco de honra e nada mais.
Aproveitando-se desse clima na primeira fila, Romain Grosjean pulou por fora, da
quarta posição no grid para fazer a primeira curva liderando o pelotão. Lewis
Hamilton também tentou algo, mas foi pelo caminho errado, entre Vettel e
Webber, acabou tocando o pneu traseiro direito na asa de Vettel e viu sua
corrida acabar junto com o pneu furado. O inglês tentou voltar à pista, mas o
carro desequilibrado o fez abandonar.
Grosjean largou bem, assumiu a ponta, mas a Red Bull não sabe brincar! |
Na frente, Grosjean fazia tudo que sabia para manter a
liderança, seguido de perto por Webber e Vettel, nessa ordem. Fernando Alonso,
exímio largador, já se posicionava atrás do companheiro de Ferrari, Felipe
Massa. Os dois tinham pela frente o alemão Nico Rosberg, na briga pela quarta
posição.
Na volta 12, a primeira rodada de pit stops começou. Rosberg
foi liberado de volta à pista de forma errada pela sua equipe e quase bateu em
Pérez dentro dos boxes; punido com um drive-through, Nico também ficou fora da
briga pelas primeiras posições. No retorno de todos, Grosjean seguia líder, com
Webber e Vettel nas mesmas posições. Daniel Ricciardo, que ficou na pista, era
o quarto, seguido por Nico Hulkenberg, Massa e Alonso. A Sauber do Hulk seria,
mais uma vez, a cruz dos carros vermelhos.
Depois de segurar Massa, legalmente, Hulkenberg tomou a
posição de Ricciardo em uma bela manobra. Enquanto isso, Alonso superou Massa
na pista, também deixou Ricciardo para trás e começou a perseguição à Sauber.
Entre os ponteiros, a Red Bull mudou a estratégia de Webber, o chamando para o
pit mais cedo e mostrando que fariam três paradas com ele, mas e Vettel?
Hulkenberg fez outra grande prova, daquelas que impressionam... |
O alemão tinha o carro inteiro e começou a se aproximar de
Grosjean, com uma Lotus pior do que a que liderou a primeira metade da corrida.
Vendo isso, a equipe chamou o francês para a segunda troca. Na pista, o
tricampeão tentou abrir diferença suficiente para trocar pneus e voltar ainda
líder. Não conseguiu, mas resolveu isso na pista, com um carro melhor que a
Lotus de Grosjean. Mark Webber, com a estratégia de três paradas, também
conseguiu superar Romain, mas, com a demora do australiano em tomar o segundo
posto, a vitória já estava nas mãos de Vettel.
Fernando Alonso fez valer o melhor carro e terminou em
quarto, seguido por Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg, Esteban Gutiérrez, Nico Rosberg
e Jenson Button. Também punido com um drive-through por excesso de velocidade
na primeira entrada nos pits, Felipe Massa fechou na décima posição.
O sonho de Alonso respira por aparelhos e a situação é gravíssima! |
A corrida de recuperação de Alonso parece ter apenas adiado
o inevitável. Sebastian Vettel lidera o mundial com 297, contra 207 do
espanhol. Nas próximas quatro provas, 100 pontos estarão em disputa. Para comemorar
o tetra, Super Seb precisa chegar na frente de Dom Fernando na Índia. Mesmo se
o piloto da Ferrari chegar na frente, ainda precisa de uma combinação de
resultados quase impossível para adiar mais uma vez a decisão, ou seja, comemoraremos
o quarto título de Sebastian Vettel no próximo GP, a menos que ele seja
abduzido nos próximos 15 dias!
Entre os construtores, a Red Bull também parece estar encaminhada para o título, com 445 pontos. A briga está na segunda posição, com Ferrari à frente da Mercedes, com 297 dos italianos contra 287 dos alemães. A Lotus, com o bom resultado de hoje, tem 264 pontos e pode ameaçar nas últimas provas, se mantiver o ritmo. Os motores da Fórmula 1 voltam a roncar nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Buddh International Circuit, em Nova Déli, Índia.
A F1 esta ficando cada vez mais "sem graça" ... A coisa parece que já inicia pré definida.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog, fá foi pra minhas lista.