Indy – Will Power vence, mas Dixon sai de Houston líder e favorito


Dizer que Hélio Castroneves jogou fora uma diferença de quase 50 pontos é um certo exagero, já que cada vitória na Indy vale esses tais 50 pontos e Houston teve duas etapas, com mais de 100 pontos em jogo, contando as bonificações. Agora, que foi um fim de semana para o brasileiro se esquecer, isso foi! Scott Dixon venceu a primeira etapa, no sábado, e terminou em segundo a prova de domingo. Enquanto isso, Hélio sofreu com o seu Penske, salvando uma 18ª posição no sábado e se arrastando para a 23ª, no domingo.

Depois da decepção do sábado, o domingo parecia começar bem para o brasileiro, já que a chuva cancelou a classificação para a segunda bateria em Houston, colocando os pilotos no grid conforme a tabela do campeonato. Pole, portanto, para Castroneves, mas seguido de Dixon. Tudo parecia bem até a largada, mas o Penske de Hélio começou a apresentar problemas no câmbio logo nas primeiras voltas. Sem nada a fazer, a equipe chamou o #3 para o pit Lane, tentou consertar como pôde, deixando o brasileiro com mais de 30 voltas de atraso e devolveu o carro capenga para a pista, no desespero para faturar alguns pontos a mais e diminuir o prejuízo.

Dixon (#9) marcou Will Power de perto e chegou em 2º no domingo
Entre os pilotos que estavam na pista, Will Power esperou a primeira rodada de pit stops para assumir a liderança. O companheiro de Castroneves na Penske jogou para o time, manteve a ponta até a quadriculada e também colaborou na redução das perdas, roubando 10 pontos de Dixon. O neozelandês sabia que tinha recebido um grande resultado de presente dos deuses da velocidade e correu com inteligência, sem forçar nenhuma situação, até cruzar em segundo na corrida e assumir a liderança do campeonato.

Hèlio terminou em 23º, uma posição à frente do outro brasileiro, Tony Kanaan, que também teve um fim de semana muito difícil. Digamos que o Brasil não levou ninguém para Houston; tomara que leve para Fontana! O canadense James Hinchcliffe completou o pódio, que foi realizado sem nenhum clima para isso, após o terrível acidente na volta final.

Hélio sofreu em Houston e terá que jogar tudo na prova final, em Fontana
Enquanto os líderes comemoravam a bandeirada final, Dario Franchitti tentava tomar a 12ª posição de Takuma Sato, mas o japonês perdeu o controle do seu carro, deixando a traseira escapar para a esquerda, exatamente por onde o escocês tentava a ultrapassagem. Sem ter o que fazer, Dario virou passageiro e viu o seu carro ser catapultado na roda traseira do carro de Sato e arremessado contra o alambrado que protegia as arquibancadas posicionadas no local.

As cenas de horror que se seguiram ao lançamento do carro de Franchitti, com a explosão no alambrado, que foi arremessado na direção do público, com pedaços de concreto e ferro retorcido, foram amplamente registradas e divulgadas. Enquanto Dario voava, EJ Viso entrou rápido demais e não conseguiu desviar-se de Sato, batendo forte contra o carro do japonês. Viso e Sato saíram dos carros sem maiores lesões. Dario Franchitti precisou ser atendido no local e removido para um hospital, onde constataram fraturas em duas vértebras, no tornozelo e uma concussão cerebral. Pela violência do acidente, Dario teve muita sorte em ter sofrido “só” essas lesões e nem sequer precisar passar por alguma cirurgia. Alguns cuidados médicos, um pouco de repouso e canja de galinha deve resolver tudo. Entre o público que presenciou o acidente, 13 ficaram feridos, mas nenhum com gravidade. Dois foram transferidos para o hospital apenas para observação.

A visão assustadora depois do acidente, com Franchitti em primeiro plano
Passado o choque de todos, chega a hora de fazer contas para a prova final. Scott Dixon tem 546 pontos, contra 521 de Hélio Castroneves. Simon Pagenaud soma 491 e disse adeus a qualquer chance de título, já que teremos 54 pontos em disputa. Justin Wilson (460) e Marco Andretti (457) completam os cinco primeiros da tabela. A Indy decidirá o seu campeão de 2013 no dia 19 de outubro, um sábado, no oval de Fontana.

O acidente, visto pelo público. 

Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário