WRC - Rali de Portugal - A confirmação de Hirvonen



Depois de muita chuva e abandonos surpreendentes, o finlandês Mikko Hirvonen venceu o Rali de Portugal, quarta etapa da temporada 2012 do WRC. Hirvonen precisou de muita calma para vencer os desafios do aguaceiro que assolou Portugal nos dois primeiros dias e, depois, manteve a calma e a diferença para os outros pilotos. Essa foi a primeira vitória do finlandês pela Citroën. Mads Ostberg e Evgeny Novikov, com seu primeiro pódio no WRC, completaram os três primeiros na classificação final.

O domingo foi tranquilo para a maioria dos pilotos. Com boas diferenças entre os primeiros, a tocada de todos foi de manutenção das posições até a bandeirada final. A quarta posições mostrou a primeira boa briga do dia,  com Nasser Al-Attiyah lutando para defendê-la de um incrível Petter Solberg, recuperado da saída de pista de sexta-feira, que tirou suas pretensões de vitória. No final, o norueguês superou o qatari. Martin Prokop, Dennis Kuipers, Sebastien Ogier, Thierry Neuville e Jari Ketomaa completaram os dez primeiros, que ficaram assim com os tempos finais:

  1. Mikko Hirvonen (Citroen Total WRT DS3 WRC) / 4h 19min 24s3
  2. Mads Ostberg (Adapta WRT Fiesta RS WRC) / +01min 51s8
  3. Evgeny Novikov (M-Sport Ford WRT Fiesta RS WRC) / +03min 25s
  4. Petter Solberg (Ford WRT Fiesta RS WRC) / +03min 47s4
  5. Nasser Al-Attiyah (Qatar WRT Citroen DS3 WRC) / +07min 57s6
  6. Martin Prokop (Czech Ford National Team Fiesta RS WRC) / +08min 01s
  7. Dennis Kuipers (M-Sport Ford WRT Fiesta RS WRC) / +08min 39s1
  8. Sebastien Ogier (VW Motorsport Skoda Fabia S2000) / +09min 00s8
  9. Thierry Neuville (Citroen Junior WRT DS3 WRC) / +10min 29s7
  10. Jari Ketomaa (Ford Fiesta RS WRC / +11min 44s6

No Special Stage deste domingo, três pilotos que estavam fora da briga foram os primeiros colocados. Dani Sordo venceu com o seu Mini, seguido por Jari-Matti Latvala e Ott Tanak. Portanto, eles também conseguiram somar alguns pontinhos na tabela do mundial de pilotos.



O Brasil também pode comemorar o resultado do baiano Daniel Oliveira, piloto do Brazil World Rally Team, que chegou na 13ª colocação, melhor posição de um brazuca na fase moderna do WRC. Oliveira corre desde 2011 na categoria, mas padeceu com um Mini na temporada passada. Em 2012, ele corre com um Ford Fiesta e o suporte do austríaco Manfred Stohl.


Passadas quatro etapas, Mikko Hirvonen lidera o mundial de pilotos, com 75 pontos. Sébastien Loeb é o vice-líder, com 66 pontos, seguido por Petter Solberg, com 59 e Mads Ostberg, com 46. Evgeny Novikov está em quinto, com 36 pontos e Jari-Matti Latvala ocupa a sexta colocação, com 28 pontos. A Citroën Total World Rally Team lidera entre os construtores, com 133 pontos, contra 91 pontos da Ford World Rally Team. A M-Sport Ford World Rally Team é a terceira, com 60 e a Qatar World Rally Team sobe à 4ª colocação, com 28 pontos, dois a mais que a Mini WRC Team. A próxima etapa do WRC acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril, na Argentina.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário