Muitos, inclusive o próprio Hirvonen, devem estar achando que isso é uma pegadinha de 1º de Abril (rááá...) mas, para a felicidade do jovem Mads Ostberg, não é. A organização realizou uma série de verificações no Citroën DS3 WRC vencedor do Rali de Portugal e descobriu duas irregularidades, desclassificando Hirvonen e dando a vitória para Ostberg.
Segundo um comunicado oficial da organização, divulgado às 18h45 de Brasília pela mídia da FIA, a embreagem do veículo não está de acordo com a ficha de homologação da categoria. O turbocompressor do Citroën de Hirvonen também desrespeita as especificações do WRC. Os franceses já solicitaram uma análise mais detalhada dos fiscais, o que suspende o resultado da etapa de Portugal, ou seja, deixa-o sub judice.
No site da Citroën, o diretor técnico da equipe, Xavier Mastelan-Pinon, afirmou que as peças em questão não dariam vantagem à dupla finlandesa, caso seja provado estarem fora das especificações do regulamento. "Mecanismos de embreagem do Citroën DS3 WRC são homologados por meio de lanternas. Nosso fornecedor recentemente nos passou um lote de peças que não estavam perfurados, e um deles foi montado no DS3 WRC de número 2. Essas peças não fornecem qualquer ganho em termos de desempenho, já que eles são até mais pesados do que aqueles que são homologados. Em relação ao turbo, que é uma parte padrão em todos os carros do WRC, a dimensão da turbina excedeu o máximo autorizado. Essa diferença vem da dilatação, como a roda, que está sujeita a fatores externos de temperatura e rotações por minuto”, justificou Mastelan-Pinon.
Yves Matton, chefe da equipe Citroën, fez coro com o diretor técnico e ainda garantiu que, caso fiquem confirmadas as irregularidades e a punição, não houve intenção da equipe em burlar o regulamento em momento algum. “Não tivemos a intenção de enganar, e a decisão parece desproporcional. Dado o fato de que as diferenças relatadas não nos trouxeram qualquer vantagem, decidimos apelar”, afirmou Matton.
Caso a punição seja confirmada, a classificação final do Rali Portugal fica assim:
- Mads Ostberg (Adapta WRT Fiesta RS WRC)
- Evgeny Novikov (M-Sport Ford WRT Fiesta RS WRC)
- Petter Solberg (Ford WRT Fiesta RS WRC)
- Nasser Al-Attiyah (Qatar WRT Citroen DS3 WRC)
- Martin Prokop (Czech Ford National Team Fiesta RS WRC)
- Dennis Kuipers (M-Sport Ford WRT Fiesta RS WRC)
- Sebastien Ogier (VW Motorsport Skoda Fabia S2000)
- Thierry Neuville (Citroën Junior WRT DS3 WRC)
- Jari Ketomaa (Ford Fiesta RS WRC)
- Peter Van Merksteijn (Van Merksteijn Citroën)
Além da infelicidade de Hirvonen, ficam em destaque a primeira vitória no WRC do jovem norueguês, Mads Ostberg, de apenas 24 anos; a brilhante recuperação de Petter Solberg, que termina no pódio. O brasileiro Daniel Oliveira, também melhora a brilhante colocação no Rali de Portugal, finalizando na 12ª posição geral.
0 comentários:
Postar um comentário