Sprint Cup – Jimmie Johnson segura a vitória em Dover no braço


Jimmie Johnson usou e abusou da sua técnica e da estratégia de Chad Knaus para sair de Dover com a vitória na terceira etapa do Chase 2013 da Sprint Cup. Como bônus, bateu o recorde de vitórias na Milha Monstro e deixou o líder, Matt Kenseth, muito preocupado com a sua aproximação.

Tratando-se de um pentacampeão, não esperamos menos do que grandes atuações em momentos decisivos. Em 2012, esse mantra não funcionou e JJ viu o título ficar com Brad Keselowski; parece que, neste ano, o piloto do Chevy #48 veio para o Chase decidido a ser o protagonista. Fica impossível fugir do clichê que “em Dover, assistimos uma prova do bom e velho Jimmie Johnson!”

Dale Jr. (#88) largou na pole, brigou no final, mas não conseguiu superar Johnson

Johnson já dominava a prova, na parte final, com uma liderança sólida e mais de 5 segundos de vantagem para o segundo colocado quando a NASCAR identificou sujeira na curva 3 e baixou a quarta e última bandeira amarela. Fatos à parte, sempre vi essa “amarelas por sujeira na pista” como o famoso perigo de gol, aquela faltinha sem explicação que o árbitro marca no futebol, quando precisa dar uma acalmada no jogo, mas enfim, faltando 25 voltas, era a hora da última parada.

Chad Knaus deu o pulo do gato e mandou trocarem apenas dois pneus no Chevy #48, enquanto a maioria botou quatro sapatos novos. Após a relargada, Dale Earnhardt Jr., com 4 pneus novos no Chevy #88, pulou de quarto para segundo e começou a caça ao líder. Hora de JJ mostrar porque é cinco vezes campeão da categoria. Com menos borracha e lutando contra o carro que havia feito a pole para a prova de Dover, Johnson segurou a investida de Dale Jr., recebendo a quadriculada em primeiro. Outra alegria foi saber que o Toyota #20 de Matt Kenseth, líder do Chase, cruzou em sétimo, fazendo a diferença entre os dois cair para 8 pontos. Kyle Busch (Toyota #18), que era o vice-líder até Dover, chegou em quinto na corrida e está em terceiro, 12 pontos atrás de Kenseth.

Matt Kenseth segue líder, mas JJ saiu de Dover muito maior no retrovisor do Toyota #20

Falando em Chase, Kevin Harvick e Jeff Gordon, ambos 39 pontos atrás do líder e, respectivamente, 4º e 5º, ainda sonham. Greg Biffle, 6º colocado, 41 pontos atrás, começa a acordar junto com Ryan Newman, o 7º, com 48 pontos de diferença para Kenseth. Clint Bowyer, Kurt Busch, Dale Earnhardt Jr., Carl Edwards, Joey Logano e Kasey Kahne já despertaram do pesadelo do Chase e estão rezando, juntinhos, por um milagre. A Sprint volta à pista no próximo domingo, 6 de outubro, no oval do Kansas, para a quarta etapa das dez válidas pelo Chase 2014.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário