Ferrari apresenta o SF-24, todo revisado e, para a nossa alegria, vermelho!

 

A Ferrari apresentou nesta terça-feira, em Maranello, o modelo SF-24, carro com o qual vai competir na temporada 2024 da Fórmula 1; apesar de todas as áreas do bólido terem sofrido modificações, a Scuderia apostou no básico, sem grandes novidades, para a temporada.

Claro que tudo se baseia no modelo apresentado e que, certamente, esconde alguns segredos que só serão vistos, talvez, nos testes da pré-temporada, mas, mesmo assim, é possível ver que a Ferrari manteve alguns conceitos, copiou outros da Red Bull, mas manteve a tradição dos carros vermelhos e com poucos detalhes em outras cores, ou, como vem sendo a moda de 2024, sem cor nenhuma. Nossos olhos agradecem!



Há algumas semanas, Frederic Vasseur disse, em uma entrevista, que o SF-24 seria 95% diferente do SF-23, ainda mais considerando que o carro de 2023 já era uma evolução do F1-75, de 2022. Ouvindo mais os seus pilotos, a Casa de Maranello trouxe uma máquina sem nenhum detalhe surpreendente, mas claramente diferente do seu antecessor.

As diferenças começam na frente, mais larga e alta, baseando-se no conceito da Red Bull e de outras equipes em 2023, como Aston Martin e McLaren; apesar da mudança no design, a Ferrari manteve a suspensão pushrod (na contramão do que vêm sendo mostrado para 2024), mudando apenas a ancoragem.



Nas laterais aparecem as grandes alterações do projeto 2024: sidepods no estilo “caixa de correio”, com entradas estreitas e caixas mais esculpidas (outro conceito da Red Bull), além de ter abandonado a “banheira” trazida na F1-75 e substituída, para esse ano, pelo “escorregador” padrão RBR.

O capô do motor também foi alterado, com saliências maiores (um conceito trazido pela Mercedes, no fim de 2023, quando a equipe alemã abandonou os zeropods); os italianos mantiveram a entrada triangular acima da cabeça do piloto. Acompanhando o novo desenho do capô, a traseira também ficou mais afinada, com uma nova asa inferior e um difusor melhorado, mas a suspensão pullrod foi mantida.



Logo após o lançamento virtual, a SF-24 deu algumas voltas de shkedown em Fiorano, com Charles Leclerc ao volante; o monegasco, também sem surpresa em suas declarações, gostou do carro e disse que ele está um passo à frente, em relação ao modelo de 2023.


Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário