Indy – Na primeira em Houston, a vitória de Dixon e o azar de Hélio



Deu tudo errado para o líder do campeonato, Hélio Castroneves, que largou no final do grid, teve problemas e chegou muito, mas muito atrás do vencedor, Scott Dixon, que não deu bola para os azares do brasileiros e aproveitou o dia de sorte em Houston.

Depois do erro de estratégia na classificação da sexta-feira, Hélio Castroneves largou para a primeira prova do fim de semana e Houston da 21ª colocação, tendo em mente uma corrida de recuperação e sobrevivência dos problemas da turma do fundão. Infelizmente, um problema no câmbio logo nas primeiras voltas jogou qualquer pretensão do brasileiro por água abaixo, fazendo Castroneves perder sete voltas em relação aos líderes e andar sempre em último. Entre mortos e feridos, o líder do campeonato salvou uma 18ª posição final e 12 pontinhos que podem fazer a diferença.

Enquanto isso, o vice-líder do campeonato, Scott Dixon, foi o nome da primeira prova. Pulou para a segunda posição, atrás de Will Power, companheiro de Hélio na Penske, logo na primeira volta e manteve o ritmo. Após a primeira sessão de pit stops, tomou a ponta e dali não saiu mais até completar as 90 voltas com o seu Ganassi em primeiro, reduzindo a diferença para Castroneves a meros 8 pontos. A suíça Simona de Silvestro, da KV Racing, brilhou nas ruas de Houston, terminando na segunda posição, depois de uma intensa disputa com Justin Wilson, o inglês da Dale Coyne, que fechou os três primeiros. O outro brasileiro, Tony Kanaan, não teve a mesma sorte da sua companheira de KV Racing e ficou com a 21ª colocação final.

A suíça Simona de Silvestro, da KV, foi o destaque da prova, terminando na 2ª posição

Com as pontuações extras, Scott Dixon fez a diferença para Hélio Castroneves desaparecer. O brasileiro tem 513, contra 505 pontos do neozelandês. Simon Pagenaud (463 pontos), Marco Andretti (447) e Ryan Hunter-Reay (437) completam o Top 5 do campeonato e têm chances matemáticas, mas, ao que parece, essa briga deve ficar entre Hélio e Dixon.

Curiosamente, o brasileiro ainda pode sair de Houston campeão, mesmo após a tragédia deste sábado; ao todo, 54 pontos estarão em jogo em cada uma das duas etapas restantes (a segunda prova de Houston e a prova final, no oval de Fontana) e, com oito pontos de vantagem, Hélio termina o domingo campeão da Indy em 2013 se vencer a segunda prova e conquistar mais dois pontos de bonificação. Mesmo que Dixon chegue em último e não ganhe nenhum bônus, levaria 5 pontos, fazendo a diferença entre ambos voltar para 55 pontos, número suficiente para garantir matematicamente o título de Hélio.

Hélio Castroneves teve um sábado para se esquecer em Houston

O jeito, agora, é torcer para que a sorte de campeão que acompanhou o #9 da Ganassi volte para o Penske #3 no domingo. A prova tem início marcado para às 14h30, no Horário de Brasília, com transmissão ao vivo do Bandsports e a torcida já começa antes, na classificação, que está prevista para acontecer às 11h.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário