F1 – Webber fica com a pole e dá um grande passo para vencer no Japão




Mark Webber já avisou que se retira da F1 no final de 2013 e, evidente, quer terminar o ano vencendo uma última vez. O Japão é o melhor lugar do calendário para isso acontecer. A própria equipe admitiu que, em Suzuka, o australiano consegue lutar em pé de igualdade com Vettel. Se o Japão é o lugar, Webber deu um passo enorme para concretizar o sonho da última vitória, conquistando a pole position para a prova de domingo.

O Q1 não trouxe novidades significativas. As nanicas ficaram nas quatro últimas posições. Max Chilton, com a Marussia, liderou a turma do fundão, seguido pelas Caterham de Charles Pic e Guido Van Der Garde e a outra Marussia, de Jules Bianchi. Por conta de punições no GP da Coreia, Pic perdeu a posição para Van Der Garde. Bianchi, também punido, continuou na mesma. Os “sorteados” para acompanhar os carros da Marussia e da Caterham foram Adrian Sutil, da Force India, que ficou no Q1 e ainda perdeu 5 posições por trocar o câmbio antes da classificação, caindo para último no grid. Jean-Eric Vergné, da Toro Rosso, viu os freios do seu carro superaquecerem e tirarem dele a chance de passar para o Q2. Outro que pegou fogo no Q1 foi Esteban Gutiérrez, da Sauber. O mexicano superou o susto e conseguiu uma vaga no Q2.

Vettel teve problemas no Kers, mas, pilotando uma Red Bull, who cares?
A segunda parte da classificação começou com uma briga boa peo melhor tempo entre Lotus e Ferrari, com Kimi Raikkonen e Fernando Alonso (no ano que vem, a Ferrari vai ferver, anotem isso!). Acontece que todo esse barulho acontecia graças ao silêncio de Mercedes e Red Bull. Assim que os motores das duas melhores equipes do fim de semana foram ligados, a coisa ficou séria. Lewis Hamilton tomou o melhor tempo e o perdeu rapidamente para a turma de Adrian Newey. Sebastian Vettel fez o melhor tempo, seguido por Mark Webber. Felipe Massa estava ficando fora do Q3 mas, na última volta, conseguiu pular para a próxima sessão, deixando Sergio Pérez (McLaren), Paul Di Resta (Force India), Valtteri Bottas (Williams), Esteban Gutiérrez (Sauber), Pastor Maldonado (Williams) e Daniel Ricciardo (Toro Rosso) na saudade.

Brigando com os pneu Pirelli, Alonso larga em 8º e tenta mais um milagre
A parte final da classificação começou com Vettel botando as cartas na mesa. Primeiro a fazer um tempo rápido, o alemão acabou errando, mas, mesmo assim, ficou com o melhor tempo. Então, foi avisado que o seu Kers estava com problemas (como já havia acontecido no Treino 3) e não conseguiu lutar com os outros pela pole. Mark Webber, que não tinha nada a ver com o azar de Vettel, cravou 1min30s915 e começou a caminhada rumo a sua última vitória na F1. O destaque do Q3 foi Felipe Massa. Depois do sufoco no Q2, o brasileiro foi pra cima e fez o 3º tempo. Lewis Hamilton e Romain Grosjean superaram Massa, mas ele larga em 5º, à frente de Nico Rosberg e do companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que ficou em 8º.


O GP do Japão tem largada prevista para as 3h da madrugada deste domingo, com transmissão ao vivo da Globo. Para que o campeonato 2013 acabe em Suzuka, Sebastian Vettel tem que vencer a prova e Fernando Alonso deve chegar em 9º, no máximo. A julgar pela classificação, acho que não acaba aqui, mas também não passa da Índia.
Share on Google Plus

About Ednei Rovida

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário